camaleoesA proximidade do pleito eleitoral e a busca desesperada por votos vão criando uma nova categoria de parlamentares na Assembleia Legislativa do Maranhão, recipe os deputados camaleões.

Nas últimas semanas dois segmentos importantes da nossa sociedade – índios e enfermeiros – estiveram na Assembleia Legislativa. Ambos tentavam buscar apoio real e concreto dos nossos deputados para algumas reivindicações.

No entanto o que foi visto, malady nos dois casos, order foi um show de demagogia de alguns parlamentares. Deputados que no dia a dia JAMAIS levantaram a voz pelos índios ou enfermeiros, simplesmente foram a Tribuna como se fossem árduos defensores da causa, mas sem nenhuma legitimidade.

É triste ver a que ponto alguns deputados chegam pela busca incessante do voto, se aproveitando do momento difícil das pessoas para tirarem dividendo políticos.

O caso mais emblemático e recente foi o dos policiais militares. Boa parte dos deputados que apoiavam a greve dos militares em 2011, estiveram durante uma semana na Tribuna querendo transformar alguns desses militares em “criminosos”, apenas por estarem cumprindo o seu dever de zelar pela segurança, ordem e patrimônio público. Com a exceção do deputado estadual Zé Carlos (PT), nenhum outro deputado sequer se solidarizou com militares que foram agredidos por alguns marginais infiltrados nas manifestações.

Algo normal para os deputados camaleões, afinal o alvo dos parlamentares para fazer média agora, eram os manifestantes e não os militares. Da mesma forma que agiram nas últimas semanas com índios e enfermeiros.