deputados Roberto Costa e César Pires

deputados Roberto Costa e César Pires

Como não poderia deixar de ser, ed o principal assunto da primeira Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa nesta semana foi a condenação do deputado Bira do Pindaré (PT) junto ao TCU (Tribunal de Contas da União).

O parlamentar, visivelmente acuado, escolheu como tática politizar partidariamente o assunto e partiu para o ataque. Bira tentou classificar a notícia, dita por ele inverídica, como uma tentativa de intimidação por parte do grupo político da governadora Roseana Sarney.

Como optou por politizar o assunto, ao invés de se defender juridicamente e tecnicamente, Bira ficou em maus lençóis e enfrentou uma bancada governista inspirada e com sangue na boca diante daquele que se considerava “arauto da moralidade”.

O primeiro a duramente rebater os frágeis argumentos de Bira do Pindaré foi o deputado Roberto Costa.

“Infelizmente ele tenta, na sua defesa, politizar uma decisão técnica do Tribunal de Contas da União. Não teve pressão de oligarquia e se mais uma vez subirem nessa tribuna para dizer que foi pressão de oligarquia, senhor presidente, quero os autos dessa sessão para encaminhar ao Tribunal de Contas da União, para que eles respondam sobre a acusação de tomarem uma decisão de condenar um deputado do Maranhão por pressão política”, afirmou Roberto Costa.

O parlamentar também confirmou lendo o acordão do processo que Bira do Pindaré está condenado. “O deputado continua dizendo que ele não foi condenado, mas uma hora ele não tem processo de condenação, outra hora ele diz que ainda tem um recurso a ser julgado. O que na verdade tem é a condenação do deputado pelo pleno do Tribunal de Contas da União, por unanimidade. Quando ele diz que não existe processo concluído é uma verdade, agora ele não pode dizer que não existe a condenação, porque existe sim a condenação do pleno do Tribunal de Contas da União e repito, por unanimidade”, disse Roberto Costa.

Em seguida foi a vez do Líder do Governo na Casa, deputado César Pires dar o seu recado a Bira do Pindaré.

“Como Líder do Governo não possa admitir que o deputado Bira queira atribuir sua condenação a um grupo político, a governadora ou ao governo do Estado. Não foi o governo do Estado que criou aquela situação, nem tampouco o governo do Estado julgou aquela situação”, afirmou Pires.

O Líder do Governo não perdeu a oportunidade de lembrar ao colega parlamentar que vive fazendo acusações, algumas infundadas, que é preciso ter equilíbrio, pois um dia é da caça e outro do caçador.

“Talvez Vossa Excelência tenha passado o tempo todinho jogando pedra e não se acostumou a receber as pedradas que a vida nossa de parlamentar e de político que quando exercemos cargos públicos nos impõe”, finalizou.

Deputado Max Barros

Deputado Max Barros

O terceiro governista a rebater Bira do Pindaré foi Max Barros, que também classificou como equivocada a estratégia do petista de politizar a decisão do TCU.

“Entendo que questões administrativas de caráter pessoal não devem ser politizadas elas devem ser tratadas no fórum em que elas estão sendo tratadas, no caso especifico do deputado Bira, ele foi gestor e como todo gestor tem suas contas apreciadas e o que nós verificamos aqui é que foi feita uma tomada de contas especiais, simplificada, e nessa tomada de contas na época que o deputado Bira era gestor foram detectadas irregularidades, e o TCU, que eu reputo um órgão independente, com vários ministros de diferentes origens decidiram que as contas do deputado Bira eram irregulares. Isso é uma decisão, é um acórdão do TCU, que ele tem que devolver parte do dinheiro público que o TCU entendeu que foi desviado, que ele tem que ser multado por isso e que ele não pode ocupar cargo comissionado, durante oito anos, isso é uma decisão técnica jurídica do órgão competente, que é o TCU”, enfatizou Barros.

Por fim foi o deputado Edilázio Júnior que também contestou as acusações do deputado Bira do Pindaré.

“Vossa Excelência falou que existem hoje pessoas soltando foguetes com a manchete do jornal que saiu ontem, o jornal O Estado do Maranhão, esse é o jogo deputado Bira, não sei se felizmente ou infelizmente da política. Ainda na semana passada Vossa Excelência esteve nesta tribuna festejando e soltando foguete também com a publicação de uma revista que saiu falando do Governo do Estado. Então, existe o outro lado também que festeja nesse momento e que, no meu ponto de vista, acho que Vossa Excelência é muito infeliz no momento que trata de politizar uma condenação do Tribunal de Contas da União, quando sobe a esta Tribuna pra dizer que é por conta da oligarquia, que é por conta da mudança que está chegando que eu tenho certeza de que nada isso influenciou na decisão do Tribunal de Contas da União, uma vez que o nosso grupo político tem vários condenados pelo Tribunal de Contas da União”, finalizou.

Bira do Pindaré deixou o plenário visivelmente abatido e uma coisa é certa, o petista jamais será o mesmo e pensará duas vezes antes de atirar a primeira pedra, afinal ele deve ter compreendido que atualmente além de pedra também é vidraça.