Prefeito Edivaldo Júnior com a equipe da Secretaria de Urbanismo na entrega de títulos

Prefeito Edivaldo Júnior com a equipe da Secretaria de Urbanismo na entrega de títulos

Mais de 500 moradores do bairro do Coroadinho podem dizer agora que são proprietários de fato e direito de suas casas. A Prefeitura de São Luís entregou 509 títulos de propriedade de terra no bairro neste sábado (6) na escola U.E.B. Rubem Almeida. Esta foi a segunda etapa do Projeto “Minha Casa é Legal”, mind que objetiva regularizar áreas do município e da União em bairros nos quais as pessoas já estão instaladas há muito tempo.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior entregou pessoalmente grande parte destes títulos nas mãos dos proprietários. Ele ressaltou a importância da regularização fundiária. “Debatemos exaustivamente o tema durante a campanha eleitoral e é natural colocar em prática o que nos comprometemos. Nós tivemos a oportunidade de lançar na última segunda-feira uma grande obra para o polo Coroadinho. Será um grande benefício para a região”, rx afirmou.

O prefeito destacou que a meta é que até o final da gestão sejam entregues 10 mil títulos. Ele também lembrou a situação difícil no início da gestão, já sendo superada com a execução de obras. “A cidade é muito grande. As pessoas sabem as condições de desequilíbrio financeiro com as quais recebemos a prefeitura e estamos organizando a Casa e já começando a trabalhar”.

Prefeito com o vereador Pedro Lucas

Prefeito com o vereador Pedro Lucas

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Bira do Pindaré (PT), os vereadores Honorato Fernandes (PT), Professor Lisboa (PCdoB), Pedro Lucas Fernandes (PTB), Manoel Rego (PTdoB) e Rose Sales (PCdoB), além de vários secretários municipais. Também acompanharam a entrega de títulos o superintendente do Patrimônio da União no Maranhão, Jorge Pinto, que garantiu a disponibilidade do Governo Federal para ceder as áreas da União para a regularização fundiária.

O secretário municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Antonio Araújo, ressaltou a importância da entrega dos títulos. “O programa Minha Casa é Legal visa resgatar a cidadania da pessoa, que passa a ter todo o direito sobre sua propriedade, podendo ter acesso a linhas de crédito para reforma, seu imóvel é mais valorizado, e o mais importante é que ninguém pode tomar sua propriedade”, disse.

Aos 93 anos, Antônia Frazão, mesmo em uma cadeira de rodas, estava com uma alegria contagiante enquanto esperava o prefeito Edivaldo Holanda na porta da escola para dar-lhe um abraço e agradecer pelo trabalho. “Moro há 40 anos aqui no Coroadinho. Quando cheguei aqui era só mato. Agora estão colocando asfalto, dando o documento. Está muito bom”. Dona Antônia ganhou o abraço do prefeito e comemorou ao deixar o local.

A iniciativa de entrega de títulos de propriedade foi iniciada na gestão do então prefeito Jackson Lago, em 1992, ano da Lei que autorizava a regularização fundiária. Retomada na atual gestão, a primeira etapa do programa ocorreu em março, quando 200 famílias foram beneficiadas.

Agora, foram mais 500 títulos e na terceira etapa, serão contempladas de 300 a 500 famílias. O secretário Antônio Araújo garantiu que o programa irá regularizar todo o Coroadinho para poder partir para uma nova área. Pela programação, a região do Itaqui-Bacanga será contemplada após a finalização do bairro atual.

ACOMPANHAMENTO DE OBRAS

Após a entrega dos títulos, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior visitou as obras de pavimentação das ruas do Coroadinho. As vias estão na fase de terraplanagem. O prefeito parou de casa em casa ouvindo os moradores e recebeu vários elogios pelo trabalho no bairro.

“Agora eu tenho certeza que meu voto foi certo. Eu nunca vi um político passando na rua de casa em casa fora da época de eleição”, testemunhou Edna Santos, 51 anos. Ela é moradora do bairro há 12 anos.