Ícone do site Blog do Jorge Aragão

Prefeitura confirma entrega de mais 500 títulos de propriedades no Coroadinho

Mais 500 títulos de propriedades serão entregues às famílias residentes no bairro Coroadinho durante a segunda etapa do projeto “Minha Casa é Legal”. A ação objetiva regularizar as áreas que são do município ou que parte seja do município e parte da União. A solenidade de entrega será realizada nesta sábado (06), and às 9h, click na quadra de esportes da U.E.B. Rubem Almeida (Rua da Mangueira, drug 200 – Coroadinho, próximo a Unidade Mista do bairro).

A ação foi iniciada na gestão do então prefeito Jackson Lago, em 1992, ano da Lei que autorizava a regularização fundiária, e retomada pela atual gestão. Esta é a segunda entrega de títulos em seis meses do governo Edivaldo Holanda Júnior. Em março, foram 200 famílias beneficiadas com a regularização fundiária da Quadra 1 à Quadra 36 do Coroadinho.

“O município de São Luís resgata com estas ações uma dívida histórica de uma cidade com elevado percentual de ocupação espontânea, conferindo segurança jurídica, dignidade e novas perspectivas à comunidade do Coroadinho. O título é o símbolo de uma grande ação voltada à inclusão social”, declarou Antônio Araújo, secretário de Urbanismo e Habitação.

O processo de regularização fundiária teve início no bairro Coroadinho, por conter grande densidade de moradores, além de está incluso na Zona de Interesse Social (ZEIS), o que torna todo procedimento facilitado, por serem constituídas exatamente para este fim. Nos títulos de propriedade emitidos pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) consta que os proprietários dos lotes não podem vender as propriedades por um determinado tempo.

O objetivo, além da titulação, envolve melhorias na área, desde intervenções estruturais, como asfaltamento de ruas, em atuação com a Secretaria de Obras e Serviços (Semosp), a ações sociais, promovendo melhorias significativas em toda a localidade.

Por determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a Semurh está realizando o trabalho de planejamento, cadastramento e topografia para que mais áreas sejam beneficiadas. A meta é que ao final dos quatro anos de mandato sejam entregues cerca de dez mil títulos no município.

“Atualmente, estamos em duas áreas. De início, concluiremos a área que pertence ao Município no bairro Coroadinho e em conjunto estamos fazendo o recadastramento topográfico da Vila Mauro Fecury I, já com planejamento elaborado da Mauro Fecury II e Ilha da Paz, que serão feitos em sequência. Estamos fazendo o levantamento das melhorias necessárias para as áreas que serão contempladas, verificando o que podemos levar de equipamentos urbanos, conforme prevê a Lei 11.977”, explicou Thiago Abas, coordenador de Regularização Fundiária.

Sair da versão mobile