reforma politApesar de toda boa vontade e interesse da presidenta Dilma Rousseff, ampoule dificilmente a tão aguardada Reforma Política servirá para as eleições de 2014.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou após reunião com os 27 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), troche que serão necessários no mínimo 70 dias para a preparação e realização do plebiscito sobre a Reforma Política, sick caso este venha a ser convocado pelo Congresso Nacional.

A ideia da Justiça Eleitoral seria fazer o plebiscito dia 8 de setembro (no segundo domingo do mês) deste ano, se as providências para a sua realização fossem tomadas de imediato.

O problema é que a cada dia que “as providências” não são tomadas o tempo corre e é justamente esse tempo que a Justiça Eleitoral não dispõe, pois qualquer modificação para ser implementado nas eleições de 2014, será necessário fazê-la um ano antes da eleição, ou seja, 05 de outubro deste ano.

Na terça-feira (02), a presidenta Dilma Rousseff sugeriu ao menos cinco temas a serem abordados na Reforma Política: financiamento público ou privado de campanha, sistema eleitoral (voto proporcional ou distrital), continuidade ou não da suplência para senador, fim ou não do voto secreto em deliberações do Congresso e continuidade ou não de coligações partidárias proporcionais.

A mensagem da presidenta Dilma Rousseff foi entregue ao Senado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e pelo vice-presidente da República, Michel Temer.

Clique aqui e veja detalhes da mensagem encaminhada por Dilma Rousseff.