Vereador Beto Castro

Vereador Beto Castro

De O Estado – Após ter sido adiada três vezes, there a primeira audiência do processo n.° 1-37.2013.6.10.0003, que pede a cassação do mandato do vereador Weberth Macedo Castro, o Beto Castro (PRTB), deve ser realizada hoje, na 3ª Zona Eleitoral de São Luís, situada no prédio do Fórum Eleitoral. As oitivas serão comandadas pela juíza Luzia Madeiro Neponucena. Beto Castro tem o mandato questionado pelo correligionário e suplente de vereador Paulo Roberto Pinto Lima Oliveira, o Carioca (PRTB), que quer assumir a cadeira na Câmara Municipal de São Luís.

A primeira audiência seria realizada no dia 12 de junho, mas os advogados do vereador Beto Castro pediram o adiamento, sob a alegação de que duas testemunhas de defesa do impugnado estariam viajando.

As oitivas foram transferidas para o dia 19 do mesmo mês, mas acabaram não ocorrendo, por decisão da juíza que analisa o caso. Na semana passada, a audiência também não ocorreu por conta dos protestos que pararam a cidade.

Carioca é autor de duas ações na Justiça Eleitoral contra Beto Castro. Além do processo de impugnação, ele também é autor de um Recurso Contra a Expedição de Diploma (RCED) em desfavor do parlamentar. Carioca questiona a diplomação e a legitimidade do correligionário em ter assumido vaga no Legislativo municipal.

Ação – Na ação de impugnação, o suplente de vereador apresenta documentos que apontam a existência de duas identidades de Beto Castro. Ele anexou ao processo às identidades com os seguintes nomes: Werbeth Macedo Castro e Werbeth Machado Castro. Os advogados do suplente trabalham com a acusação de que a eleição de Beto ocorreu mediante fraude na Justiça Eleitoral.

Isso porque, segundo Carioca, Beto teria omitido à Justiça e “principalmente ao eleitorado ludovicense, características desabonadoras de sua vida pregressa” ao esconder o fato de ter mais de uma identidade.

“Além de [esconder] Ação Penal contra si deflagrada pelo Ministério Público Estadual pela prática do crime de receptação”, afirma o advogado Daniel Leite na peça que pede a cassação do parlamentar.

A descoberta de que Beto Castro tinha duas identidades foi feita pela Polícia Civil em 2008. Na ocasião, policiais da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DFRV) prenderam Beto, que se identificou na ocasião como Werbeth Machado Castro. Ele dirigia uma picape com placa clonada. Beto foi autuado por receptação de produto roubado e posteriormente condenado ao pagamento de cestas básicas, em ação que tramitou na 6ª Vara Criminal.