zonaruralPelo menos mais duas manifestações estão sendo convocadas em São Luís para a segunda-feira (24). Pela manhã a mobilização será na Zona Rural, online o encontro dos manifestantes está previsto para as 6h, sovaldi sale no Terminal do Maracanã.

Nesse caso, os moradores da Zona Rural possuem uma pauta de reivindicações, são cerca de dez itens pedindo melhorias do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís para os bairros e moradores da Zona Rural.

A segunda manifestação prevista para segunda-feira será na parte da tarde. O movimento intitulado “São Luís Acordou” tem início previsto às 17h30 e os manifestantes irão sair da Avenida Colares Moreira, em frente ao Tropical Shopping.

Acorda Maranhão – No movimento de ontem, a participação popular mais uma vez foi destacada. De acordo com a Polícia Militar cerca de cinco mil pessoas participaram da manifestação que percorreu as principais ruas do centro da capital.

Desta vez os manifestantes não conseguiram chegar próximo dos prédios do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís, isso devido ao feto da Polícia Militar ter feito o isolamento da área ainda na beira-mar.

Alguns manifestantes se deslocaram para a Assembleia Legislativa, no bairro do Cohafuma, lá fizeram um protesto totalmente pacífico e sem destruição do patrimônio público. Outro grupo deixou o movimento no retorno do São Francisco também de maneira ordeira.

Vandalismo – No entanto, mais uma vez alguns marginais aproveitaram o movimento para praticarem atos de vandalismo e furtos. Os alvos desta vez foram a loja Nova Mundo e agência do Bradesco, ambos no São Francisco. A Polícia Militar agiu rápido e conseguiu prender boa parte desses marginais.

Na ponte do São Francisco, segundo a Polícia Militar um ladrão que teria roubado um celular de um manifestante resolveu pular após ser descoberto. O helicóptero do GTA resgatou o suspeito.

Já no centro da cidade, no momento da dispersão, mais uma vez houve confronto de alguns manifestantes com a Polícia Militar. A polícia utilizou spray de pimenta e bombas de efeito moral para dispersar os manifestantes, alguns reagiram atirando pedras nos policiais, um capitão da PM foi atingido na boca e perdeu inclusive alguns dentes.

Outro fato lamentável é que mais uma vez um pequeno grupo de insanos e desequilibrados, que luta por democracia sem respeitar a liberdade de imprensa, começou a hostilizar e agredir verbalmente o repórter da TV Mirante, Alex Barbosa, mas a maioria dos manifestantes próximos repreenderam os desequilibrados e o problema foi contornado.