Coronel Franklin Pacheco e Secretário Aluísio Mendes

Coronel Franklin Pacheco e Secretário Aluísio Mendes

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) definiu o plano de segurança a ser executado durante o São João do Maranhão, mind que começará oficialmente nesta quinta-feira (20), no Arraial da Lagoa da Jansen, prosseguindo até 30, dia de São Marçal. A festa, promovida pelo Governo do Estado, terá uma vasta programação cultural e grande estrutura para garantir a diversão de maranhenses e dos turistas.

A exemplo das ações nos shows dos 400 Anos de São Luís e da Virada do Ano, o Arraial da Lagoa contará com policiamento reforçado em todo o local e nas regiões entorno para garantir a segurança das cerca de 30 mil pessoas que devem prestigiar o evento por noite.

Em toda a região do Arraial da Lagoa, a SSP terá o apoio de câmeras de videomonitoramento, helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), barreiras de abordagem, torres de observação, hospital de campanha do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, base de atendimentos da Polícia Militar, e ainda o suporte da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Blitz Urbana.

“Nossas ações de policiamento terão homens, viaturas e ainda o reforço do helicóptero do GTA, que darão às polícias uma panorâmica de toda a movimentação dentro e fora do arraial, de forma a garantir segurança em todas as noites da festa”, informou o secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes.

O secretário destacou que as ações de segurança contarão mais uma vez com um posto do Sistema de Videomonitoramento, que deve captar imagens de todo o local, e que serão disponibilizadas aos coordenadores de segurança na área da Lagoa para uma pronta intervenção.

O Comando do Policiamento Metropolitano (CPM) irá deflagrar a Operação Cidade Segura no São João 2013. Só para a Lagoa, serão destinados cerca de 100 homens a cada noite, além de 10 viaturas, sete motocicletas e seis conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EpMont). No local, devem ser instaladas também quatro torres de observação, onde ficarão policiais militares e bombeiros de prontidão para intervirem em qualquer incidente.

A PM fará o patrulhamento de moto nos estacionamentos de veículos, em especial nas ruas laterais da Lagoa, bem como nas áreas de mangue, onde ficarão conjuntos de policiais montados.

A Polícia Civil vai criar, neste período, mais um plantão, na Delegacia do Idoso, que dará apoio ao da Refesa, além de reforçar os plantões centrais da capital.

E em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), será instalado um Hospital de Campanha no local do evento, que terá o suporte de médicos intensivistas e enfermeiros especializados para dar toda a assistência, caso haja necessidade, e ainda de ambulâncias da própria SES, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Haverá, também, um heliponto no Mirante da Lagoa para fazer serviço de resgate de urgência médica, caso seja necessário o transporte aeromédico de possíveis vítimas de trauma ou clínica mais graves. A aeronave é uma das mais modernas no mundo e ficará de prontidão com duas UTIs.