ROSEANAMERCADANTE

A governadora Roseana Sarney esteve nesta segunda-feira (17), ailment em Brasília, sale para agenda de trabalho no Ministério da Educação, onde foi recebida, em audiência, pelo ministro Aloízio Mercadante. No encontro, trataram de ampliação de parcerias visando a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão, especialmente no apoio a projetos inseridos no Plano de Ações Articuladas (PAR).

Após explanar as ações que o Governo do Estado vem realizando na área de educação, a governadora Roseana Sarney recebeu a garantia do ministro Mercadante de que todos os projetos do Maranhão, inseridos no Plano de Ações Articuladas (PAR), terão apoio e serão atendidos pelo ministério.

“Viemos conversar com o ministro Mercadante sobre ações que o Governo do Estado está desenvolvendo no Maranhão no âmbito do PAR e tivemos seu total apoio nos nossos projetos nas áreas de gestão educacional, formação de professores e de profissionais de serviços e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; e de infraestrutura física e recursos pedagógicos”, explicou a governadora.

Na área de atuação do PAR, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), tem desenvolvido uma série de ações com reflexo na melhoria das atividades desenvolvidas por professores e gestores, por meio da realização de cursos de formação e garantia de mais infraestrutura. Esse trabalho tendo como foco principal o aluno, com a oferta de ensino de qualidade.

Em termos de infraestrutura, atualmente, o Governo do Estado está construindo 47 escolas com recursos do PAR/MEC, no valor global de 21.346.848,59. A parceria também contempla investimento de R$ 2.673.198,88 na construção de 16 escolas indígenas.

Até 2015, O Governo do Estado investirá cerca de R$ 380 milhões na construção, reforma e/ou ampliação de 47 escolas da rede estadual de ensino. Serão utilizados recursos do convênio firmado com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

PAR

O Plano de Ações Articuladas (PAR) é um instrumento criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC) para auxiliar as secretarias de Educação de estados e municípios no planejamento de ações. Ano passado começou o segundo ciclo PAR, que se estenderá até 2014. Por isso, estados e municípios estão revisando as ações planejadas, com base no Ideb dos últimos anos.