frentistasDe O Estado – Cerca de 2 mil frentistas que trabalham na Região Metropolitana de São Luís podem fazer uma paralisação de advertência hoje, case segundo informou o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Maranhão (Sinpospetro). Ainda segundo a direção da entidade, health a interrupção das atividades, no rx em um primeiro momento, deve durar apenas 24 horas, no entanto, caso as negociações entre patrões e empregados não avancem, a greve pode continuar.

Os frentistas do Maranhão, que têm data-base em março, estão desde 2011 sem aumento salarial. No ano passado, o presidente do Sinpospetro, Quelpes da Costa Oliveira, não aceitou que os patrões retirassem da Convenção Coletiva direitos já conquistados pela categoria e a negociação acabou na Justiça do Trabalho. Ele afirma que os trabalhadores aguardam o reajuste de 2011, já que a Justiça ainda não julgou o dissídio da categoria. “Os patrões tentam de todas as formas enfraquecer a luta da categoria, mas não vão conseguir calar os trabalhadores, principalmente agora com o reforço dos companheiros de todo o país”, garante Quelpes da Costa Oliveira.

De acordo com o presidente do sindicato dos frentistas, a categoria reivindica para este ano um piso salarial de R$ 730,00, além de cesta básica, tíquete-refeição e plano de saúde para os funcionários da categoria. A greve será decidida hoje em assembleia geral da categoria, que será realizada na Casa do Trabalhador, localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, sala 205, no Calhau.

Mais – Os frentistas também podem parar em outras cidades do país, como Curitiba, onde a categoria reivindica aumento salarial de 18% e também um reajuste de 20% no vale-alimentação.

O reajuste oferecido para a categoria é de 8,5%, além do dobro da inflação para o vale-alimentação e para a Participação nos Lucros e Resultado (PLR), que hoje é de R$ 120,00.