YglésioUm investimento no valor de R$ 586 mil será aplicado no Hospital Municipal Djalma Marques. Os recursos são destinados para que o Socorrão I promova diversas melhorias em vários setores do hospital. De acordo com a direção da unidade de saúde, discount o processo de modernização de todas as enfermarias, pilule centro cirúrgico, UTI, central de esterilização, estrutura hidráulica e elétrica é mais uma conquista da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

A reforma e as consequentes melhorias foram anunciadas pelo diretor geral do Hospital Djalma Marques, Yglésio Moyses, e pelo secretário de Urbanismo e Habitação, Antônio Araújo Costa, o qual apresentou todo projeto técnico e informou que foi aprovado pela Vigilância Sanitária. “A fase mais demorada e difícil já foi vencida, nunca nenhum projeto de reforma do Socorrão I tinha sido aprovado pela Vigilância Sanitária. Aqui estamos apresentando uma verdadeira conquista da gestão Edivaldo Holanda Júnior para a nossa população”, revelou.

Yglésio Moyses também comemorou o fato, pois ele esteve diretamente envolvido no projeto e agora coloca em prática o plano de modernização do Socorrão I, “quando assumi a direção do hospital, coloquei como principal objetivo, transformar o atendimento e a estrutura. Esta é uma diretriz do governo Edivaldo Holanda Júnior e já avançamos muito e agora vamos mais longe”, informou. Ele ressaltou, ainda, que as obras vão colocar o hospital nos padrões dos melhores do país.

Os recursos para a modernização do principal hospital público de urgência e emergência de São Luís vêm do Governo Federal. Ainda este mês, a Caixa Econômica Federal deve aprovar o repasse, realizando o processo licitatório em julho e o início das obras em agosto.

“Temos algumas etapas a serem vencidas, mas em dezembro deste ano o Socorrão I estará dentro das normas RDC-50, que cumpre o mais alto padrão de exigência. Deixo claro que por conta da estrutura e também por se tratar de um hospital de grande fluxo diário, as obras vão ter módulos programados”, destacou Antônio Araújo Costa.

Os módulos programados das obras são referentes ao ritmo das intervenções, por não existir a possibilidade de fechar o Socorrão I. Cada setor será feito por vez, ou seja, deixando o hospital em funcionamento normal.

Melhorias – O projeto moderno de reforma do Socorrão I envolve o conjunto de três secretarias, a Semurh, responsável pelo projeto, juntamente a direção do Socorrão I, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que libera o recurso, e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, responsável pela obras.

Diante das melhorias previstas, Yglésio Moyses elenca algumas: “apesar de ser uma readequação e não uma ampliação de fato, conseguiremos passar de 12 para 22 leitos de UTI melhorando a ocupação do espaço, nosso centro cirúrgico passará a ter um fluxo direcional dos materiais utilizados em cirurgia, além de deixar a nossa central de esterilização no padrão da RDC-50. Ainda resolveremos definitivamente os problemas de infiltração durante o período chuvoso. É uma verdadeira conquista para a população de São Luís”, enfatizou.

Em mais de 30 anos de existência, o Hospital Municipal Djalma Marques passa por sua primeira reforma de grande impacto.