Vereador Pedro Lucas

Vereador Pedro Lucas

A CPI do Bom Peixe, patient criada para apurar “vícios e irregularidades” no programa governamental criado na gestão João Castelo (PSDB), illness começou como história de pescador, mas segue para colher peixe graúdo. A seguir, uma análise do Blog de quem é quem na Comissão.

Pedro Lucas Fernandes (PTB – presidente) – Apresentou o documento de criação, colheu as assinaturas e sofreu no início para dar andamento à Comissão, talvez por falta de experiência no parlamento. Pegou o rumo e não tem interesse em servir pizza de anchova.

Chico Carvalho (PSL – relator) – Foi escolhido relator pela experiência que tem no Parlamento. Suas ausências, justificadas por problemas de saúde, atrasaram os trabalhos da Comissão. Precisa tomar cuidado com seu relatório e com suas articulações com Astro de Ogum, para não se tornar um traíra.

Francisco Chaguinhas (PRP) – Tem ajudado a Comissão a por a isca no anzol. Participa efetivamente dos trabalhos com questionamentos incisivos aos depoentes e demonstra querer fritar os peixes graúdos.

Rose Sales (PCdoB) – Com um olho no peixe e outro no gato, trabalha em busca de uma saída para não salgar a relação entre PCdoB e PDT.

Edmilson Jansen (PTC) – Junto com Chaguinhas e Pedro Lucas são os que mais têm interesse na boa condução dos trabalhos, apesar de ser do partido do prefeito Edivaldo Júnior, Edmilson também está com a frigideira quente.

Marquinhos (PRB) – Feito bacalhau, perdeu a cabeça antes dos trabalhos começarem efetivamente e pediu para sair da Comissão, sem motivo suficiente para pular do barco.

Estevão Aragão (PPS) – Peixe raro, daqueles só encontrados em lugares específicos do mundo ou em águas profundas. Não tem sido visto navegando nas águas da CPI. Precisa mergulhar mais nas atividades da comissão. Camarão que dorme a onda leva.

Astro de Ogum (PMN) – Peixe pardo. Nos bastidores, comanda o grupo que quer abafar a Comissão. Até tentou colocar as escamas para fora, mas após pressão da imprensa recuou. Tem como chefe de gabinete, a ex-secretária da SEMAPA, Eliana Bezerra.

Fábio Câmara (PMDB) – Quer ver o mar pegar fogo para comer peixe frito. Líder da Oposição na Casa tem total interesse na ruptura entre PDT e o prefeito Edivaldo Junior.

 

Vereador Ivaldo Rodrigues

Vereador Ivaldo Rodrigues

Ivaldo Rodrigues (PDT) – Pode se tornar a principal vítima da rede da CPI, pelo menos é o que garante Eliana Bezerra. Foi o partido dele que fez e executou o programa. O curioso é que iniciou como um tubarão, partindo para o ataque tentando caçar a tudo e a todos, mas a maré parece ter virado.

Júlio França (PDT) – Também ex-secretário da SEMAPA, foi durante sua gestão que o programa começou e até recebeu elogios. É um peixe graúdo, mas garante que durante sua passagem na pasta, o pouco recurso liberado foi todo utilizado na compra do pescado.

Eliana Bezerra – Também exerceu o cargo de secretária da pasta durante o período investigado pela CPI. Acuada e desamparada pelos antigos aliados, se sente como um peixe fora d’água, garantindo partir para o ataque e detalhar o que sabe.

Marcelo Coelho (PSB) – Autor da denúncia que originou a CPI do Bom Peixe. De acusador pode complicar-se pela sua morosidade, afinal o relatório que aponta os tais “vícios e irregularidades” ficou pronto em janeiro, mas o secretário ágil como uma tartaruga só agiu às vésperas da Semana Santa, prejudicando o andamento do programa e gerando desgaste ao prefeito. Além disso, a empresa que repassava o peixe à prefeitura assegura que tem peixe pago e estocado.