codozitoNa noite de quarta-feira, health dia 11, view o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial e o Prefeito Municipal de Codó, Zito Rolim, receberam os representantes dos grupos folclóricos de Codó que participarão do “5º Festejo Junino da Nossa Gente”. O encontro foi para a realização do repasse de apoio financeiro aos grupos que farão a edição da festa em 2013.

Os valores foram repassados proporcionalmente, obedecendo a critérios determinados pela secretaria de cultura. Vinte e oito grupos culturais receberam uma quantia que totaliza R$ 28.800 Reais. Quadrilhas urbanas, rurais e mirins, Bumba Bois de diversos sotaques e grupos étnicos receberam os incentivos com antecipação, para conseguirem se organizar melhor a grande festa popular.

“É sempre importante para nós quadrilheiros o incentivo. Nós trabalhamos com coreografias das quadrilhas, treinos com os participantes e nem sempre todos eles tem recursos para o transporte, alimentação e apoio em geral. Por isso quando o prefeito chega dessa forma e antecipa o incentivo é melhor para a organização e ajuda os participantes que tem dificuldades financeiras. Em nossa quadrilha nós temos vinte e quatro pares e nem todos podem arcar com as despesas. Por isso o repasse do prefeito Zito é fundamental para nosso trabalho”, disse Welington Raul, Presidente da Quadrilha Asa Branca.

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra, o adiantamento do repasse facilita a organização dos grupos. “Nesses cinco anos da gestão do prefeito Zito Rolim, o incentivo a cultura tem sido uma constante. O repasse aos grupos ajuda aos produtores culturais que fazem o espetáculo para a população codoense nos festejos juninos. A cada carnaval, a cada São João nós estamos cumprindo com nosso dever de apoiar todos os grupos folclóricos de nosso município”, explicou o secretário.

Para o prefeito Zito Rolim, mais importante que a presença de grandes bandas para o São João é o apoio aos grupos regionais, que ajudam a fazer um espetáculo rico para os codoenses e turistas. “Tanto na primeira gestão, quanto neste primeiro ano de nosso segundo mandato, procuramos atender a todos os grupos que fazem a cultura em nosso município. Mesmo não sendo o incentivo que gostaríamos, devido as limitações atuais de todos os municípios do Estado, estamos conseguindo realizar com sucesso todas as nossas festas. Esperamos que esse ano seja melhor que o ano anterior e para isso procuramos disseminar o apoio a todos os bairros.  Para nossa alegria, a contra partida do município é o empenho maravilhoso de nossas crianças e nossos jovens que abrilhantam a nossa cultura”. Declarou o prefeito.