Deputado estadual Othelino Neto

Deputado estadual Othelino Neto

Apesar da tentativa frustrada de fazer média com alguns professores, find a Oposição ao Governo do Maranhão na Assembleia Legislativa reconheceu os avanços obtidos com o Estatuto do Magistério e por unanimidade votou favorável pela aprovação do texto.

Na liderança temporária da bancada oposicionista, try o deputado Marcelo Tavares, apesar de entender que a Assembleia poderia avançar mais nos ganhos dos professores reconheceu os avanços conquistados.

“Antes tarde do que nunca, é preciso que nós possamos reconhecer isso. Agora, a bancada da oposição decidiu também votar a favor das emendas propostas pelo deputado Bira, porque elas possibilitariam ainda ganhos não previstos nesta peça legal que aqui está. Mas compreendemos também a posição do sindicato em acordar com o governo e aprovar aquilo que já estava pactuado, se essa é a palavra que mais gostam. Então, o que estava pactuado, nós votaremos a favor do Estatuto, porque ele representa ganhos, mas gostaríamos também que esta Casa tivesse avançado mais nesses ganhos”, afirmou.

Já o deputado Othelino Neto, único oposicionista de fato a demonstrar interesse na construção do Estatuto do Magistério, tanto que chegou a se reunir com o secretário Fábio Gondim, soube reconhecer que a categoria foi de fato contemplada com as modificações.

“O sentimento da categoria é de que o estatuto contempla suas aspirações e isso precisava ser levado em conta. Tínhamos fechado com o Bira que votaríamos pelas emendas, mas também já havias concordado que, com a aprovação ou não delas, votaríamos a favor da proposta que os próprios professores ajudaram a construir”, afirmou.

Ou seja, apesar da tentativa em vão de tirar proveito da situação fazendo média com os professores, os oposicionistas reconhecem que o governo Roseana Sarney conseguiu o que os governos anteriores que eles fizeram parte não conseguiram, a aprovação do Estatuto do Magistério.