polioNeste sábado teremos o Dia “D” da Campanha Nacional Contra a Poliomielite. Os governos federal, search estaduais e municipais estão unidos para combater a doença. No Maranhão a expectativa é de vacinar algo em torno de 583 mil crianças com idade entre os seis meses e menores de 5 anos.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é atingir, no mínimo, 95% deste grupo, o que corresponde a aproximadamente 555 mil crianças. Em todo o estado, 8.406 pessoas trabalharão no primeiro dia de campanha em mais de 1.794 postos de vacinação. A campanha, diferente dos anos anteriores, será realizada em apenas uma etapa (no mês de junho) e se estenderá até o dia 21 deste mês em todos os 217 municípios maranhenses.

Em São Luís, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou mais de 250 postos de vacinação, entre fixos e volantes que funcionarão das 8h às 17h. Além das unidades de saúde, praças, shoppings, associações e escolas, por exemplo, estarão com equipes de vacinação.

Em São José de Ribamar, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde garante que as doses da vacina estarão disponíveis, gratuitamente, em todas as Unidades Básicas de Saúde; nos Centros de Saúde Honório Gomes (sede da cidade) e Kiola Costa (região das Vilas); no Hospital Municipal e Maternidade Municipal, ambos situados na sede; em postos de saúde e em diversos postos de vacinação alternativos instalados pela prefeitura em todas as regiões da cidade. A meta do município é vacinar 12.651 crianças.

Este ano, o Brasil comemora o 24º ano sem poliomielite no país, estando livre do poliovírus desde 1990. Assim, deve se manter até a concreta certificação mundial da erradicação desse agente infeccioso. A vacinação tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro, com a manutenção de altas e homogêneas coberturas vacinais.

A Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP) é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única capaz de viabilizar a erradicação global da poliomielite.

O Brasil e o Maranhão vêm mantendo boas coberturas vacinais, no entanto, é necessário garantir em todos os municípios a cobertura mínima de 95%, devido à existência do risco de reintrodução da infecção no país de casos provenientes de nações endêmicas e daqueles que restabeleceram a transmissão.