Deputado Zé Carlos

Deputado Zé Carlos

Os deputados estaduais Zé Carlos (PT) e André Fufuca (PSD), drugs utilizaram a Tribuna da Assembleia nesta quarta-feira (05), advice para destacarem a quase regulamentação da criação de novos municípios com a aprovação do Projeto de Lei nº 416/2008 na Câmara dos Deputados na noite de ontem.

Como durante a votação houve modificação no texto original encaminhado pelo Senado Federal, o Projeto precisará voltar a Câmara Alta para depois ser definitivamente aprovado.

O deputado Zé Carlos, um dos defensores da criação de novos municípios, manifestou satisfação com a aprovação. Na oportunidade o deputado parabenizou a atuação do Presidente Nacional, líder dos movimentos emancipacionistas. “Parabenizo o Augusto César, pela persistência, garra e dedicação em prol da aprovação deste projeto, bem como, todas as lideranças emancipacionistas locais. Acompanhei de perto o trabalho deste grande líder, e o que ele passou para que este projeto fosse aprovado”, disse Zé Carlos.

No entanto, o parlamentar petista fez questão de deixar claro que defende as emancipações de novos municípios, mas de forma responsável e criteriosa.

Deputado André Fufuca

Deputado André Fufuca

Já o deputado André Fufuca, foi outro parlamentar que lutou para a devolução da prerrogativa de criação de novos municípios para a Assembleia, principalmente quando esteve à frente da da Comissão de Assuntos Municipais.

“Foram mais de 300 votos a 30, uma votação esmagadora de um Projeto que representa o interesse de milhões e milhões de brasileiros espalhados nos povoados e distrito do nosso País. Dizer que a emancipação, hoje não é uma necessidade, a pessoa que fala está equivocada. Não se pode querer que esses povoados de hoje, os distritos que se encontram aqui, pagarem pelos erros do passado”, afirmou Fufuca.

Vale lembrar que a Assembleia chegou a fazer no ano passado uma triagem de alguns povoados que desejavam se emancipar. Depois de vários estudos, apenas 32 distritos/povoados estariam aptos a emancipação.