itinerante

O Governo Itinerante foi instalado, medicine nesta quarta-feira (05), recipe no município de Jatobá, nurse o quarto visitado esta semana pela governadora Roseana Sarney na região Leste Maranhense, após Mirador, Sucupira do Norte e Fortuna. Acompanhada da prefeita Consuelo Lima e do secretário de Infraestrutura Luís Fernando Silva, a governadora Roseana entregou DAPs do Pronaf a agricultores familiares. Na cidade, a população também teve acesso ao mutirão de atendimento em saúde, realizado no Hospital Municipal Tiburcio Ferreira, construído por meio do Programa Saúde é Vida, e aos serviços gratuitos da Unidade Móvel do Viva Cidadão.

“Fico muito feliz em voltar a Jatobá, um município que ajudei desde a criação, com a entrega de estrada, de escolas e do hospital de 20 leitos, entregue em março de 2012 e que continua funcionando perfeitamente. Vamos continuar contribuindo para o município crescer e se desenvolver. E com o Itinerante trouxemos ações específicas para a saúde e também a unidade do Viva Cidadão”, ressaltou a governadora.

Na ocasião, Roseana Sarney foi homenageada por atrações juninas com as apresentações culturais do Boi Brilho de Pirapemas e da Quadrilha Explode Coração de Jatobá. “Foi uma homenagem linda, com o bumba boi que é nossa tradição e a quadrilha também. Os dois são muito bonitos”, destacou. Roseana Sarney recebeu das mãos da prefeita Consuelo Lima diversas peças artesanais produzidas na região, em comemoração ao seu aniversário, festejado no dia 1º de junho.

A prefeita agradeceu a parceria com o Governo do Estado e enfatizou que as obras presentes na cidade são resultado desse trabalho conjunto. “A governadora Roseana faz parte da construção dessa cidade, com a MA-333 e o nosso hospital, obras feitas com essa parceria, e tem muito mais. O itinerante trouxe ações importantes na área da saúde e de documentação, com o Viva Cidadão”, afirmou Consuelo Lima.

Ações da Saúde

saude1É grande o número de pessoas que busca atendimento de saúde nas ações realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) – durante a passagem do Governo Itinerante no interior do Maranhão. Esta semana foram beneficiados os municípios de Mirador, Sucupira do Norte, Fortuna e Jatobá com atendimentos de oftalmologia (cirurgias de catarata e pterígio), dermatologia, clínica médica e pediatria, exames laboratoriais de próstata, glicemia, colesterol, citologia oncótica e atualização de carteiras de vacinação.

Na terça-feira (05), primeiro dia do mutirão de ações da saúde no município de Jatobá, foram atendidas 70 pessoas pelo clínico geral, 49 crianças na pediatria e oftalmologia – com a realização de cirurgias de catarata e pterígio. Também foram realizados 87 exames de glicemia e 87 de colesterol, 19 de próstata, 61 preventivos de câncer do colo uterino, 107 pesagens, 101 aferições de pressão arterial e 14 doses de vacinas aplicadas.

saudeEm Sucupira do Norte também foi a grande a demanda no primeiro dia de atendimento de saúde. Na área de clínica médica foram registrados 124 atendimentos de clínica médica, 90 de dermatologista, 37 de pediatria, 39 de próstata, 111 exames de colesterol, 111 de glicemia e 137 pessoas passaram pela triagem (peso e pressão arterial).

As ações em Mirador foram realizadas no hospital de 20 leitos inaugurado pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.  Foram realizadas 130 consultas de clínica médica e 17 de pediatria, 136 exames laboratoriais de colesterol e glicemia, 67 de próstata (PSA), 23 citologias oncóticas e 221 triagens (peso e pressão arterial) – necessárias ao encaminhamento médico.

Os mesmos atendimentos de saúde foram realizados no município de Fortuna. Dos 121 pacientes atendidos pela oftalmologista, 26 foram encaminhados para cirurgia de catarata e 10 de pterígio no Hospital de Jatobá. A funcionária pública Maria dos Santos Silva, 57 anos, moradora do povoado Lajeado, em Fortuna, foi submetida ao procedimento cirúrgico de catarata. “Já consultei em Colinas, mas não tive o dinheiro para pagar a cirurgia. Soube que os médicos de São Luis vinham fazer aqui no interior e aproveitei logo para fazer”, completou.