cpipeixe

De O Estado do MA

O primeiro dia de depoimentos da CPI do Bom Peixe foi frustrado pela falta de quórum dos próprios membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), buy que apuram supostas irregularidades ou vícios na execução do programa Bom Peixe da Prefeitura de São Luís. Apenas o presidente da CPI, stuff vereador Pedro Lucas Fernandes (PTB), compareceu à Câmara Municipal, sendo surpreendido com as ausências dos colegas Edmilson Jansen (PTC), Francisco Carvalho (PSL), Francisco Chaguinhas (PRP), Estevão Aragão (PPS) e Marquinhos (PRB). Uma nova sessão está prevista para acontecer na próxima segunda-feira.

Apesar da ausência dos integrantes da comissão, os vereadores Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PCdoB) e Ivaldo Rodrigues (PDT) estiveram na Casa para ouvir os dois depoimentos que estavam agendados. Um dos depoentes convocados, que é servidor da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semapa), compareceu ao local acompanhado de advogado para prestar esclarecimentos, mas foi dispensado por não ter havido sessão.

Pedro Lucas garantiu que a falta de quórum não tirará o ânimo da CPI e que as investigações continuam com base no próprio relatório da Controladoria Geral do Município (CGM), que apontou diversas irregularidades no contrato entre a Prefeitura e a empresa Pacific, durante a gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB). “O que aconteceu no momento, foram problemas de saúde dos vereadores Edmilson Jansen e Francisco Carvalho, mas entendo que todos estão imbuídos de promover uma investigação transparente e tranquila. A CPI não quer julgar ninguém, mas sim apurar possíveis vícios ou irregularidade no programa Bom Peixe”, afirmou Pedro Lucas.

Para o presidente da comissão, ainda não é hora de pensar na troca de integrantes da equipe.

“A gente contava com as presenças dos demais membros da CPI, o que não ocorreu. Fui questionado até pela imprensa sobre a possibilidade do vereador Francisco Carvalho em deixar a relatoria da Comissão, mas isso não aconteceu. Tive uma conversa com o parlamentar e ele afirmou que passa por problemas de saúde, mas que continuará”, frisou.

A vereadora Rose Sales declarou que a comissão precisa ter um número mínimo de quatro integrantes na Casa para dar encaminhamento aos trabalhos.

“Nossa prerrogativa foi apenas de abrir a sessão e declará-la encerrada por falta de quórum. A ausência de dois membros da CPI foi justificada. No caso dos demais integrantes da equipe, iremos saber por que não compareceram e qual a razão alegada. Não nos cabe julgar nenhum colega de parlamento”, ressaltou Rose.