seduc

Cerca de 300 pessoas, store entre prefeitos, secretários de Educação, gestores, alunos, pais e representantes de entidades participaram, nesta quinta-feira (23), da abertura da 23ª edição das Conferências Intermunicipais de Educação, que aconteceu na cidade de Itapecuru-Mirim. O evento reuniu os municípios que compõem a regional: Vargem Grande, Miranda do Norte, Matões do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, Cantanhede e Anajatuba.

A Conferência é organizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Fórum Estadual de Educação (FEE). No total, serão realizadas 28 conferências, que ocorrerão até o mês de junho, envolvendo os 217 municípios maranhenses. Na abertura do evento, o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, voltou a destacar a necessidade de construir coletivamente as soluções para a educação no estado.

“Sabemos que a educação é um dever de Estado, mas tem que ser, também, um compromisso de todos nós. Por isso, a necessidade de participar das conferências e discutir com a comunidade estas propostas. Soluções para a educação só serão construídas coletivamente”, frisou o secretário.

Pedro Fernandes fez um balanço do trabalho à frente da secretaria e ressaltou a importância da participação de todos na construção de propostas a serem apresentadas na Conferencia Maranhense. O secretário ressaltou que a educação tem que ser uma política de Estado e, por isso, a Seduc elaborou um plano de metas estratégicas para melhorar os indicadores educacionais do Maranhão.

“A educação nos coloca muitos desafios, e iremos enfrentá-los com grande determinação. Só com o conhecimento iremos conseguir operar as mudanças na condição de vida da nossa população. Para isso, temos que trabalhar juntos: Estado, municípios, pais e entidades”, finalizou Pedro Fernandes.

As conferências, que tiveram início no mês de abril, na cidade de Timon, têm como objetivo garantir o debate, com vistas à elaboração de políticas educacionais que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Maranhão, culminando nas propostas norteadoras à construção do Plano Estadual de Educação, que será proposto durante a Conferência Maranhense de Educação (COMAE), a ser realizada no mês de agosto.