marcosO presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, order o maranhense Marcus Vinicius Furtado, ed estará em São Luís nesta quinta-feira, dia 23/05, para participar do Seminário Jurídico “PRERROGATIVAS PARA QUEM PRECISA”, que terá início hoje, a partir das 14h30, no Auditório da OAB/MA. Na oportunidade, Marcus Vinicius fará o lançamento da campanha nacional pela dignidade dos honorários. O presidente da OAB chegará ao evento por volta das 20h.

Segundo o diretor geral da Escola Superior de Advocacia da OAB/MA, Rodrigo Lago, ainda há vagas para o Seminário e as inscrições são gratuitas aos advogados e estagiários, na Loja do Advogado, localizada no prédio da Seccional Maranhense, no Calhau.

A palestra de abertura do “PRERROGATIVAS PARA QUEM PRECISA”, será com o presidente da Seccional Maranhense, Mário Macieira. O seminário, que vai até a sexta-feira, dia 24/05, conta com apoio da Associação dos Magistrados do Maranhão – AMMA, Associação do Ministério Público – AMPEM e Associação dos Magistrados do Trabalho – AMATRA XVI.

Logo após a palestra com o presidente da OAB/MA, haverá a exposição “O CNJ como instrumento de acesso à Justiça”, com o conselheiro Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicado pela OAB, Jorge Hélio. Logo em seguida, a juíza do TJ/RJ e ex-membro do CNJ, Andréa Pachá, fará o lançamento da obra “A vida não é justa”, Agir Editora, e a palestra “As prerrogativas da magistratura e o CNJ”. A última palestra do dia será com o desembargador do Tribunal de Justiça Maranhão pelo Quinto Constitucional da OAB, Paulo Velten.

Os trabalhos da sexta-feira serão iniciados com a palestra “As prerrogativas profissionais no relacionamento entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público”, com a conselheira federal da OAB por Santa Catarina e indicada para compor o CNJ para o próximo biênio, Gisela Gondin. Logo depois, será a vez do promotor de Justiça do Estado, Joaquim Ribeiro de Sousa, que abordará o tema “As garantias e as prerrogativas da magistratura: uma conquista do Estado Democrático de Direito”. O juiz do Trabalho em São Paulo, livre docente da USP e diretor de prerrogativas da Anamtra, Guilherme Feliciano, fará a palestra “A independência judicial: patrimônio maior da instituição Magistratura”.

Durante o encerramento do Seminário, o presidente da OAB/MA, Mario Macieira; o  presidente da AMMA, Gervásio Santos ; o presidente da Amatra 16ª, Carlos Gustavo Castro; o presidente da AMPEM, José Augusto Cutrim; diretor-geral da ESA/MA, Rodrigo Lago; e o  presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB/MA, Erivelton Lago; vão entregar a Carta de São Luís “Prerrogativas para quem precisa, carreiras valorizadas, cidadania fortalecida”.