CESARPIRESNesta segunda-feira (20), decease o Líder do Governo na Assembleia Legislativa, drugs o deputado César Pires demonstrou-se extremamente otimista com um acordo entre o Sinproesemma e o Governo do Maranhão para a finalização do Estatuto do Educador.

De posse do documento encaminhado ao Sinproesemma, capsule César Pires fez questão de externar a satisfação pelos diálogos permanentes e pela proximidade do movimento paredista.

“Tenho absoluta certeza que o acordo está bem próximo. Será uma vitória do diálogo, pois prevalecerá o entendimento do Governo do Estado com os professores, através do Sinproesemma, para a construção desse marco no Maranhão que é o Estatuto do Educador”, afirmou César Pires.

O Blog relaciona as principais vantagens destacadas pelo Líder do Governo no avanço da construção do Estatuto do Educador.

Reajuste salarial – Os professores da 1ª e 2ª classe receberão um aumento de 7.9%, enquanto que os da 3ª classe irão receber 4%. Além disso, a pedido do Sinproesemma o reajuste não terá nenhuma vinculação com a URV.

Promoções – As aguardadas promoções e titulações irão ser concedidas pelo Governo do Maranhão a partir de agosto deste ano. Estima-se que algo em torno de três mil professores aguardam promoção e titulação.

Progressões – Também ficou definido que as progressões serão iniciadas em 1º de janeiro de 2014 com 1/3. As progressões acumuladas historicamente serão concedidas em três momentos e os demais irão receber 1/3 em janeiro de 2015 e 1/3 em janeiro de 2016.

Diretores – Outra vitória dos professores é que a partir de agora os diretores das escolas serão escolhidos através de eleições diretas.

“Foi sem sombra de dúvida, a melhor negociação que o Sinproesemma fez e o melhor ganho que a classe de professores teve durante muitos anos, independentemente dos governos que antecederam esse momento atual”, afirmou César Pires.

O parlamentar também fez questão de destacar as contribuições dadas pelos secretários Fábio Gondim, João Abreu, João Bringel e Pedro Fernandes para a construção do Estatuto do Educador. Pires também lembrou que a Oposição teve prudência e tolerância com o momento delicado e por fim o parlamentar destacou a responsabilidade do Sinproesemma no comando da greve e das negociações.

Agora o Sinproesemma estará se reunindo para avaliar com toda a categoria as propostas apresentadas e deve responder ao Governo do Maranhão até o final da semana.