roseanaOs dois principais gestores do Maranhão, here a governadora Roseana Sarney e o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, deram durante a semana dois belos exemplos de atitudes democratas em situações teoricamente embaraçosas, mas que ambos conseguiram reverter de maneira democrática.

Na última quarta-feira (15), o carro utilizado pelo prefeito Edivaldo Junior foi estacionado em local proibido, quando o gestor se encontrava participando de um evento da prefeitura. Informado que o carro estava sendo multado, Edivaldo agiu como um democrata, sem utilizar da força do cargo, coisa que muitos fariam e já fizeram, permitiu que o agente de trânsito, que acertadamente cumpria seu papel, aplicasse a multa.

Edivaldo Junior admitiu o equivoco e já afirmou que pagará a multa aplicada pela SMTT, órgão de sua gestão. O motorista foi advertido com um “puxão de orelhas” daqueles.

Já a governadora Roseana Sarney também encarou uma “saia justa”. Na sua passagem pelo município de Governador Edison Lobão, a governadora se deparou com uma manifestação de alguns estudantes reivindicando melhorias na condição de ensino.

edivaldoholandajrAo contrário do que muitos fazem e já fizeram, a governadora não só permitiu que a manifestação permanecesse como chamou um dos estudantes para cima do palco e permitiu que ele publicamente se queixasse e debatesse com ela o problema.

Talvez possam parecer atitudes simples, mas que são determinantes para conhecermos as características de nossos gestores.

Infelizmente seria comum vermos ainda um prefeito mandar o recado para o agente da SMTT não aplicar a multa e o motorista retirar o veículo do local proibido como se nada tivesse acontecido. Como da mesma forma seria comum vermos um governante mandar retirar do local público a manifestação e seria raro permitir que um manifestante se posicionasse publicamente como aconteceu.

As atitudes de Roseana Sarney e Edivaldo Junior foram normais e simples, mas apenas para políticos democratas, pois políticos ditadores, prepotentes, arrogantes e ávidos pelo poder, como muitos que ainda existem e que são verdadeiros lobos camuflados em pele de cordeiro, fatalmente não agiriam assim.

Viva a democracia.