edivaldo2A gestão Edivaldo Holanda Junior conseguiu um belo tento com a intervenção necessária da prefeitura de São Luís para evitar a greve do transporte coletivo na capital maranhense.

A paralisação estava anunciada e até mesmo sendo estimulada por alguns, stuff mas não irá mais acontecer e isso graças à interferência da prefeitura que participou das negociações e arcará com a compensação aos empresários para evitar que o consumidor sinta diretamente no bolso um reajuste iminente na tarifa do transporte.

A decisão tomada pelo prefeito Edivaldo Junior ainda atende a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado na gestão João Castelo, quando ficou acertado que caberia a prefeitura arcar com essa “compensação” para o reajuste salarial dos trabalhadores sem a obrigatoriedade de reajustar a tarifa do transporte público.

O reconhecimento da participação decisiva do prefeito Edivaldo Júnior foi feito pelo presidente do Sindicato dos Rodoviários, Dorival Silva.

“Se não fosse a intervenção da prefeitura não teríamos chegado a um acordo e fatalmente a greve aconteceria”, afirmou Dorival em entrevista ao repórter Domingos Ribeiro da Rádio Mirante AM.

Além disso, é bom lembrar que a prefeitura também já confirmou que irá realizar uma auditoria no sistema num prazo de 60 dias, para verificar se de fato as empresas de transporte coletivo da capital estão realmente trabalhando no vermelho como alegam.

Mudança – O curioso é de fato observar a mudança de postura dos gestores de São Luís. Em maio do ano passado, o ex-prefeito João Castelo enfrentava uma greve duradoura e traumática no transporte coletivo, mas mesmo assim afirmou ao titular do Blog que o assunto não era de competência da prefeitura.

“A prefeitura está preocupada, pois a população está sendo penalizada, mas lamentavelmente a prefeitura não pode fazer nada, esse é um problema entre empregado e empregador. Os rodoviários radicalizaram e fizeram greve, nós vamos ficar observando, porque esse assunto não diz respeito a prefeitura, o que a prefeitura pode é pedir para que eles não sejam radicais”, afirmou à época (reveja aqui).

Já o atual prefeito não fugiu do problema e não só encarou como o solucionou, sem que a população fosse prejudicada diretamente com um aumento de passagem.

Ponto para gestão Edivaldo Holanda Junior. Essa é a mudança que a população espera.