plenario1Nesta quinta-feira (16), doctor a Assembleia Legislativa deve votar o Projeto de Lei (PL) que regulamenta o Auxílio-Moradia do Poder Judiciário no Maranhão. No entanto, search não será uma votação tranquila, principalmente após a apresentação da emenda do deputado Bira do Pindaré, que quer “moralizar” o benefício.

O parlamentar entende que o Auxílio-Moradia só seja concedido apenas aos magistrados que não tenham residência própria na comarca, ou seja, aqueles que possuem residência no local de trabalho não teriam esse direito.

O problema é que boa parte dos deputados ficará no dilema entre a imoralidade e a coerência. Se optarem pela moralidade, eles aprovam a emenda de Bira do Pindaré e modificam profundamente o PL encaminhado para a AL.

Só que se fizerem isso estarão ao lado da moralidade é verdade, mas sendo incoerentes. A incoerência é pelo fato dos 41 deputados estaduais receberem o Auxílio-Moradia, independente do local de suas residências. A exceção é justamente o deputado Bira do Pindaré que se recusou a receber o benefício por morar em São Luís e agora deixou os colegas numa “sinuca de bico”.

Outra emenda – A situação pode ficar ainda mais complicada com outra emenda, mas desta vez do deputado Manoel Ribeiro. O experiente parlamentar quer o que nem o Poder Judiciário ousou pedir, a inclusão dos aposentados no Auxílio-Moradia.

O Blog já teve informação que a TV Globo já se interessou pela pauta e mais uma vez a Assembleia Legislativa pode virar manchete nacional. O curioso é que nem os ex-deputados pensionistas (aposentados) recebem mais o Auxílio-Moradia e nem o Auxílio-Saúde no parlamento maranhense, mas os atuais parlamentares podem gerar esse benefício aos magistrados aposentados.

Um dilema que deve ser resolvido hoje.

Em tempo: os benefícios dos ex-deputados foram retirados após iniciativa acertada do deputado César Pires, atual Líder do Governo na Casa.