onibusEm Reunião realizada durante a tarde desta quarta-feira (15), shop o SET (Sindicato das Empresas de Transporte) e a categoria de motoristas, fiscais e cobradores chegaram a um acordo sobre o reajuste salarial e descartaram a paralisação que estava iminente do transporte coletivo de São Luís.

O acordo, que foi firmado no Ministério Público do Trabalho (MPT-MA), estabelece que a as categorias irão receber um aumento de 8% em seus vencimentos. Ainda deverá ter nova reunião para discutirem sobre o valor do ticket alimentação que os trabalhadores têm direito.

É importante destacar que a participação fundamental da prefeitura de São Luís foi fundamental para a realização do acordo, pois coube ao Município arcar com a “contrapartida” para a finalização do acerto. A prefeitura de São Luís esteve representada na reunião pelo procurador geral adjunto Demerval Moreno.

Além disso, a prefeitura de São Luís se comprometeu a realizar uma auditoria no sistema num prazo de 60 dias, para verificar se de fato as empresas de transporte da capital estão realmente trabalho no vermelho como alegam.

De qualquer forma, prevaleceu o bom senso e a ação da prefeitura, que em outras épocas era omissa, para evitar a paralisação do transporte coletivo. A população, é claro, agradece.