timon

Com o objetivo de garantir melhorias no sistema de saúde de Timon, order o deputado Alexandre Almeida (PSD) e o prefeito do município, store Luciano Leitoa (PSB), reuniram-se na manhã desta terça-feira (14), com o Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

Segundo Alexandre Almeida, intermediador do encontro, para melhorar o sistema de saúde de Timon é necessário buscar mecanismos para a integração entre as redes estadual e municipal de saúde. “Nesse sentido, ficou definido que o município irá, dentro de 60 dias, dar as condições para que o hospital do Parque Alvorada possa ser um hospital materno, tirando essa competência do Alarico Pacheco, que passa a ter condições de assumir parte da demanda da média complexidade”, explicou o deputado.

Outro assunto tratado durante a reunião foi a importância de definição da pactuação geral, através de uma parceria entre os estados do Maranhão e Piauí. “A pactuação que existia data de mais de dez anos, então essa nova pactuação propiciará a atualização dessa rede, de forma que os municípios que passaram a oferecer novos serviços, também passarão a receber por isso”, disse o parlamentar.

Ainda segundo Alexandre Almeida, em relação à construção dessa pactuação geral o secretário Ricardo Murad assumiu o compromisso de tratar desse assunto diretamente como o ministro da saúde, durante audiência agendada para o dia 22 de maio.

Também foi anunciado pelo Secretário de Saúde, que o projeto executivo da reforma do hospital Alarico Pacheco está bem encaminhado, e dentro de 60 dias, deverá estar concluído para ser iniciado o processo de licitação. “Essa reforma está avaliada em 6 milhões de reais, assim o hospital terá uma estrutura com leitos de UTI e com capacidade de realização de cirurgias eletivas, o que vai contribuir para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon, que passará a realizar apenas os serviços de urgência e emergência”, destacou Almeida.

“Avaliamos que a reunião teve o seu objetivo atingido, tendo em vista a disposição tanto do estado quanto do município em construir essa integração para melhor servir a população timonense”, concluiu o deputado Alexandre Almeida.