aeroportoDe O Estado do MA

Foi assinada ontem a ordem de serviço para a ampliação do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, tadalafil em São Luís. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), serão elaborados projetos de instalação de quatro módulos operacionais no aeroporto. O investimento é de R$ 14,7 milhões e vai ampliar a capacidade do terminal de passageiros em 1,6 milhão de pessoas, passando dos atuais 3,4 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.

Desde 2009, o aeroporto de São Luís vem registrando aumento no fluxo de passageiros. Em 2012, o Marechal Hugo da Cunha Machado teve um aumento de 8,03% na movimentação de passageiros se comparado a 2011, fechando o ano em 1,9 milhão de embarques e desembarques. Esse crescimento no fluxo de passageiros tornou necessária a ampliação da capacidade operacional do terminal, o que vai ocorrer este ano com a assinatura da ordem de serviço para a elaboração do projeto de ampliação.

A empresa contratada terá três meses para elaborar os projetos. Após esse período, uma nova ordem de serviço será assinada, desta vez, para execução dos serviços. Para instalação dos módulos, a Infraero aguarda a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). O pedido foi encaminhado à secretaria em outubro de 2012.

Os módulos operacionais são estruturas de rápida instalação e que cumprem funções semelhantes àquelas já existentes nos terminais de passageiros, uma medida utilizada em diversos países. No caso do aeroporto de São Luís, serão quatro módulos: de embarque (a ser instalado ao lado do antigo prédio da administração), de desembarque (ao lado do atual terminal de passageiros), check-in (na frente do antigo prédio administrativo) e check-out (atrás do antigo prédio da administração).

Melhorias – Entre as melhorias das novas estruturas, estão novos sanitários e duas novas esteiras de restituição de bagagem. Com os módulos, a área do terminal passará dos atuais 6,2 mil m² para 11,1 mil m².

O projeto de ampliação do espaço vinha sendo estudado desde a reforma do terminal de passageiros, ocorrida de setembro de 2011 a agosto de 2012, quando técnicos constataram rachaduras na cobertura do terminal de passageiros que foi interditado para reforma em 19 de março do ano passado. Foram investidos cerca de R$ 13,1 milhões nas obras de reforma do terminal, que teve algumas das suas instalações ampliadas e o saguão totalmente climatizado.

Atualmente, 24 voos domésticos são operados no terminal de São Luís diariamente, em média. Segundo a Infraero, o horário com maior movimentação é de 1h às 2h. O número de voos que partem e pousam aumentou no último ano. Um total de 19.104 voos esteve em atividade em 2012 contra 18.719 voos em 2011.

Números

956 m² é a área da sala de embarque superior.

722 m² é a área da sala de desembarque.

27 balcões de check-in.

17 pontos comerciais.

3.240 m² é a área da cobertura da via e passeio da fachada do terminal.

10,7 mil m² é a área total do aeroporto.