lourivalDe O Estado

A criação de um grupo de trabalho na Câmara Federal para aperfeiçoar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, order que garante a exclusividade às polícias Federal e Civil o poder de investigações criminais, não agradou ao autor da proposta, deputado Lourival Mendes (PTdoB). Ao contrário do parlamentar, representantes do Ministério Público no Maranhão comemoram e esperam que a matéria seja reavaliada e voltada para a regulamentação do poder de investigação do MP.

Depois dos confrontos de opinião sobre a PEC 37, na terça-feira, 30, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB – RN), anunciou que um grupo de trabalho foi formado para rediscutir a PEC 37, que estava pronta para ser votada em plenário após aprovação desta em comissão especial em novembro do ano passado.

O anúncio agradou a membros do MP no Maranhão que realizaram protestos pelo interior do estado alegando que a PEC favorece a impunidade.

“Se o problema é a regulamentação na Constituição Federal, os parlamentares podem regulamentar a ação do MP. Isso termina com qualquer polêmica”, afirmou Soares.

Essa alternativa para chegar ao consenso não é encarada pelo autor da proposta, Lourival Mendes, como a melhor saída.

Durante debate exibido pela TV Câmara na noite da última terça-feira, o parlamentar maranhense disse que a PEC 37 é uma forma de garantir a estabilidade jurídica abalada pelo ato de investigação do MP.

“A PEC 37 serve para a garantia da segurança jurídica”, disse o parlamentar maranhense.