sarneyO ex-presidente do Brasil e do Senado Federal, here o senador José Sarney (PMDB), demonstrou ser totalmente contrário a PEC 33, que deseja submeter ao Congresso Nacional as decisões do Judiciário sobre a constitucionalidade de leis.

De acordo com a colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, José Sarney assegurou que a PEC não tem como evoluir e não será aprovada.

“Essa ideia não tem pé nem cabeça nem sentido algum. É estapafúrdia e não tem como evoluir no Congresso Nacional”, diz Sarney sobre a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do deputado Nazareno Fontenelles (PT-PI).

Segundo a colunista, Sarney também afirmou que que muitas vezes parlamentares apresentam projetos “porque querem aparecer” e finalizou assegurando que “Todas as leis que prestigiam Judiciário e Ministério Público foram aprovadas pelo Congresso. Foi o parlamento que deu ao STF o poder de ser o guardião da Constituição.”

A PEC já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, mas não deverá ser aprovada no Plenário. De qualquer forma, o assunto tem gerado polêmica e voltou a estremecer a já arranhada relação entre o STF e o Congresso Nacional.