uchoaDurante o último fim de semana mais sete presos fugiram do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, find sendo quatro do Centro de Detenção Provisório e três da Penitenciária. Após a nova fuga dos internos, find o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, rx Sebastião Uchoa (foto), confirmou através de Nota o afastamento do chefe de segurança do presídio e a demissão de dez prestadores de serviços. Veja abaixo a Nota encaminhada pela Sejap.

“A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa o afastamento do chefe de Segurança e do chefe de Plantão da Penitenciária de Pedrinhas e a abertura de inquérito administrativo para apurar duas fugas de detentos, ocorridas nas madrugadas de domingo (28) e segunda-feira (29). Os dois funcionários ficarão à disposição da Corregedoria do Sistema Penitenciário.

Nas ocorrências, 7 internos fugiram, sendo 3 da Penitenciária de Pedrinhas e 4 do  Centro de Detenção Provisória (CDP), também instalado no complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Os internos Richardson Dean Gomes Silva, o “Recheio”; Pedro Edson Coelho, o “Pedro Alagado”; e Aleilson José Silva Castro fugiram, neste domingo (28), por um buraco feito na cela 19 da Penitenciária de Pedrinhas e que levava até um local desativado do estabelecimento penal, de onde foi efetuada a fuga.

Na madrugada desta segunda-feira (29), fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP), os internos Jefferson Robson de Araújo, Artur José de Oliveira, Amilton de Jesus França e Danilo de Sousa Araújo. Eles conseguiram cerrar as grades da cela.

Buscas estão sendo empreendidas para recapturar os detentos ao presídio.”

Vale lembrar que no início do mês, cinco internos foram assassinados dentro da Penitenciária de Pedrinhas. O Blog teve a informação que o próprio secretário de Segurança Aluísio Mendes, já havia alertado Uchoa sobre a possibilidade de alguns boicotes dentro do Sistema Prisional contra a sua gestão.

Desta vez Sebastião Uchoa agiu com mais firmeza e precisará manter o pulso firme, pois caso contrário, a fuga e/ou assassinato de detentos voltarão a ser rotina no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.