onibusÉ impressionante como falta criatividade e sobra cara de pau para o SET (Sindicato das Empresas de Transporte) na hora de reivindicar aumento na tarifa do transporte público na capital maranhense, rx pois é sempre utilizada a mesma estratégia que deixa a população ainda mais enfurecida.

No início da semana o SET fez questão de disparar para toda a imprensa, release alegando, como sempre, que as empresas que atuam no transporte coletivo de São Luís estão vivendo um verdadeiro colapso financeiro-operacional.

O debate se deu quando o SET está sendo pressionado pelas categorias de motoristas e cobradores para um reajuste salarial na ordem de 15% e um aumento no ticket-alimentação em torno de 23%.

No entanto, já na sexta-feira (26) o SET confirmou a sua verdadeira intenção, reajustar em 27% a tarifa cobrada no transporte público da capital maranhense.

A estratégia é sempre a mesma e na maioria das vezes sobra para a população. Os motoristas e cobradores reivindicam reajuste, o SET alega falência e para “sobreviver” exige reajuste de passagem.

acidenteTenho convicção que a população até aceitaria pagar mais caro pelo transporte público, desde que o serviço prestado tivesse um mínimo de qualidade, o que convenhamos está longe de acontecer.

O transporte público de São Luís é de péssima qualidade, com ônibus velhos na sua maioria, fazendo com que a população corra risco de sofrer acidentes como aconteceu durante essa semana na Avenida Santos Dumont. Além de uma frota sucateada, é totalmente insuficiente para atender a demanda, pois muita das vezes o passageiro chega a passar quase uma hora aguardando um ônibus.

O mais curioso de tudo isso é que mesmo sempre alegando falência e colapso financeiro, as empresas que trabalham em São Luís são as mesmas durante décadas e jamais deixam de roer o osso.

Já está na hora de pelo menos mudar a tática, pois essa estratégia de reivindicar aumento para sobreviver, a população não suporta mais.