yglesio1

O sempre polêmico Diretor do Socorrão I, stuff Yglesio Moyses, ed iniciou um debate que deve render algumas discussões interessantes sobre o tema “Erro Médico”. O médico demonstrou o seu corporativismo e saiu em defesa da classe médica e o alvo escolhido foi o “aliado político” Flávio Dino, presidente da EMBRATUR.

As críticas de Yglesio foram feitas nas redes sociais e todas direcionadas para Dino. Entre outras coisas, o médico afirmou: “Tentar criminalizar, mais ainda, médicos não vai resolver o problema da Saúde no Brasil. Vai só aquecer a indústria do Erro Médico”, escreveu.

Yglesio também criticou a intenção da classe política de somente querer punir os médicos. “Entristece-me o fato da classe política enxergar o problema da Saúde sob a ótica da punição e execração profissional médica”.

yglesio2

As críticas foram direcionadas a Flávio Dino pelo fato do presidente da EMBRATUR ter criado no mês passado uma ONG para debater e prevenir o Erro Médico. A entidade Centro Brasileiro sobre Crimes para Saúde tem sede em Brasília e a ONG deverá inclusive manter um site com orientações para vítimas de erro médico.

Dino decidiu criar a ONG após a morte do seu filho, Marcelo Dino, em fevereiro de 2012. Dino defende a tese que o seu filho morreu por causa de um Erro Médico cometido no Hospital Santa Lúcia de Brasília.

Dino optou por não responder as críticas do “aliado”, mas o deputado Othelino Neto não perdeu tempo e saiu em defesa do presidente da EMBRATUR e criticou as declarações do Diretor do Socorrão 1. “O corporativismo de classe não deve prevalecer em detrimento do respeito à vida. Quanto mais para o gestor de um hospital público”, alfinetou o parlamentar.

othelinoface
Um debate interessante e que pode estar apenas começando…