jose-dirceuO ex- Ministro Chefe da Casa Civil, prescription José Dirceu (foto), estará em São Luís, na próxima segunda-feira (22). José Dirceu percorre os Estados realizando debate sobre os 10 anos do Governo Democrático Popular, o papel da mídia e do judiciário. A Palestra intitulada O estado democrático de direito e a democracia participativa será ministrada pelo ex Ministro, na Assembleia Legislativa, no Auditório Fernando Falcão, sob a Coordenação dos Movimentos Sociais encabeçado pela CUT.

A agenda de José Dirceu ao Maranhão faz parte da sua estratégia de defesa diante do julgamento da Ação Penal 470, conhecida com Mensalão. Ele esteve no Rio de Janeiro em debate promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Já em Natal, Belém e Recife, o ato foi promovido pelo Partido dos Trabalhadores e demais organizações de esquerda.

Além de proferir palestra, José Dirceu fará visitas ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney. O encontro com o gestor municipal acontece às 9h, no Palácio La Ravardiere, logo em seguida, as 11h, a reunião será com a governadora e será no Palácio dos Leões.

José Dirceu comandou o PT por três oportunidades e já foi eleito deputado estadual e federal, mas em 2003 assumiu a função de ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, permanecendo no cargo até junho de 2005, quando retornou à Câmara dos Deputados. Seu mandato foi cassado em dezembro do mesmo ano e teve a inelegibilidade decretada por oito anos.