saude3A exemplo do trabalho desenvolvido em Bernardo do Mearim e Lima Campos, decease centenas de pessoas foram atendidas pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde durante a passagem do Governo Itinerante pelos municípios de Timbiras, Aldeias Altas e Graça Aranha, no início desta semana. Foram intensificados os atendimentos de clínica médica, pediatria, dermatologia, oftalmologia (com cirurgias de catarata e glaucoma), prevenção de câncer de colo uterino, exames laboratoriais, glicemia, aferição de pressão arterial, vacinação e a realização de cirurgias de hérnia umbilical e inguinal no Hospital Geral de Timbiras.

Além das cirurgias, no primeiro dia de atendimento foram realizadas 26 consultas de clínico geral e 31 de pediatria; 51 preventivos de câncer de colo uterino; 208 exames clínicos (glicemia, colesterol e PSA). Raimundo Barros, 38 anos, é lavrador e foi um dos pacientes submetidos à cirurgia de hérnia inguinal. “Escutei o carro volante anunciando que ia ter cirurgia de hernia e vim logo saber. Graças a Deus deu tudo certo e agora vou operar. A minha expectativa agora é poder voltar a trabalhar porque a hérnia impede até o levantamento de peso”, disse ele.

Também no primeiro dia de atendimento em Aldeias Altas foram realizados 131 atendimentos dermatológicos – com o diagnóstico de seis casos novos de hanseníase; 126 de clínica médica e 82 consultas de pediatria; 226 verificaram a pressão arterial; 166 fizeram o exame de glicemia e 223 de exames clínicos. Foram realizadas 65 consultas com oftalmologista e 11 pacientes submetidos aos procedimentos cirúrgicos de catarata e piterígio.

Maria Neide Lopes da Silva, 48 anos, moradora de Aldeias Altas, foi uma das pacientes beneficiadas pelo procedimento de catarata.  Há seis anos ela perdeu a visão do olho esquerdo e deixou de trabalhar na lavoura. “Não tinha condição de pagar pela cirurgia e agora estou sendo a abençoada pela oportunidade de fazer”, declarou ela. Cisso de Oliveira Cruz, 56 anos, também foi submetido ao processo. “Escutei o carro volante anunciar que ia ter cirurgia e vim logo fazer. Não quero perder a oportunidade de voltar a enxergar”, acrescentou.

saudenova

Em Graça Aranha foram contabilizados 112 atendimentos dermatológicos e diagnosticados três casos novos de hanseníase; 129 consultas de clínica médica e pediatria; 83 exames preventivos de câncer de colo uterino, 139 de colesterol, 220 de glicemia e 37 de próstata.  Lá também foram disponibilizadas vacinas para crianças, jovens, adultos e idosos. Antonio Melo França, 71 anos, foi um dos primeiros a chegar. “Vim para vacinar contra a Influenza e trouxe o cartão para saber se é preciso atualizar”, comentou.

Maria Roseni Chaves Silva, que mora no povoado Santa Luzia das Matas, em Graça Aranha, também foi ao hospital em busca do exame de prevenção de câncer uterino. “É importante fazer o exame para detectar doenças e, como não temos a oportunidade de fazer gratuitamente, não podemos perder esta chance”, observou. Moradora do mesmo povoado, Domingas Alvina de Matos, 37 anos e três filhos, também buscou fazer o exame. “É sempre bom fazer o exame para sabermos de a saúde está boa porque sem ela não somos nada”, comentou.
saudenova1

Hanseníase – O aparecimento de casos novos de hanseníase nos municípios de Bernardo do Mearim, Aldeias Altas e Graça Aranha, todos beneficiados pelo mutirão da saúde, ocasionou uma nova mobilização por parte dos técnicos da SES. Novas capacitações de servidores municipais e campanhas educativas junto à comunidade deverão se realizadas para apoiar os municípios no diagnóstico e tratamento da doença.

A coordenadora das ações e dermatologista Celijane Melo explicou que as pessoas têm dificuldade para conhecer os sintomas e, mesmo quando detectados, buscar o tratamento. “Precisamos contar com a parceria dos municípios para diagnostico e tratamento destes casos, antes que esses pacientes tornem-se multiplicadores deste bacilo”, explicou.

A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.