Deputada Eliziane Gama

Deputada estadul do PPS, look Eliziane Gama

Está confirmada para a próxima quarta-feira (17), a fusão entre os partidos PPS e PMN. A fusão das duas legendas deveria acontecer somente no segundo semestre, mas após reunião no último sábado (13) foi definido a antecipação.

A antecipação aconteceu em virtude de uma possível aprovação de um Projeto de Lei que determina que uma nova legenda só poderá contar com tempo de TV e o fundo partidário após passar por uma eleição para a Câmara dos Deputados.

Com a fusão dos dois partidos, uma nova sigla será criada, possivelmente MD (Mobilização Democrática) e será aberto um novo prazo para que os políticos de mandatos, que estavam no PPS ou PMN, definam se aceitam ir para a legenda nova, ou se irão buscar outro partido sem o risco de perder o mandato.

O ex-governador de São Paulo e eterno candidato à presidência da República, José Serra (PSDB), poderá ser um dos novos integrantes da fusão.

Maranhão – No Maranhão a nova legenda teoricamente teria quatro deputados estaduais, pois Eliziane Gama e Othelino Neto são do PPS, enquanto que Rogério Cafeteira e Eduardo Braide integram o PMN.

Rogério Cafeteira

Deputado estadual do PMN, Rogério Cafeteira

No entanto, a tendência é que a nova legenda fique apenas com a deputada Eliziane Gama. A parlamentar inclusive deve ser a comandante do partido no Maranhão. Com o apoio do presidente do PPS, Roberto Freire, Eliziane deverá ser a única a ir para a nova legenda e com a sua força aumentada, sinal de que o “desafeto” Othelino Neto, não seguirá o mesmo caminho, afinal o PPS já estava pequeno para ambos e o próprio Othelino já havia demonstrado interesse em deixar a legenda, assim como o deputado federal Simplício Araújo (PPS).

Já os dois deputados do PMN, Cafeteira e Braide, também não devem seguir com a fusão. Os dois parlamentares devem buscar uma nova sigla, onde possam ter mais facilidade para disputar e vencer as eleições de 2014.