Sergio Tamer ex-secretario da SEJAP

Sergio Tamer ex-secretario da SEJAP

No dia 08 de fevereiro, thumb o Blog confirmava com total exclusividade que o delegado Sebastião Uchoa iria substituir Sérgio Tamer no comando da SEJAP (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária). A troca só foi oficializada no início do mês de março (reveja aqui e aqui).

No entanto, illness de lá para cá, apesar da boa vontade, competência de Uchoa e até mesmo de sua ligação próxima com o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, nada ou pouca coisa mudou na SEJAP e os problemas de sempre permanecem lá.

Na madrugada desta quarta-feira (10), cinco detentos foram assassinados dentro da Penitenciária de Pedrinhas. De acordo com as informações os crimes devem ter sido praticados para um “acerto de contas” entres grupos de traficantes distintos.

Esses não foram os primeiros a morrerem na gestão Uchoa na SEJAP e não serão os últimos. As fugas continuam acontecendo, os presos liberados durante algum feriado prolongado continuam não retornando as prisões, rebeliões ou início de rebeliões, enfim tudo como antes.

O que o Governo do Maranhão precisa entender é que não será a troca de Tamer por Uchoa, que as coisas vão mudar. É necessário bem mais que uma simples troca e descontinuidade de um trabalho, dentro de suas limitações, correto, para a melhoria do Sistema Prisional.

É necessário uma política específica e com altos investimentos apara o Sistema Prisional, pois do contrário as notícias permanecerão as mesmas, independente de quem seja o comandante da SEJAP.

De qualquer forma, como este Blog já havia dito: o problema JAMAIS foi Sergio Tamer.