gilentregaO prefeito Gil Cutrim (PMDB) entregou para o setor de saúde do município de São José de Ribamar detectores fetais portáteis. A cerimônia foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) e contou com as presenças do vice-prefeito Eudes Sampaio (PT do B) e de vários vereadores, sovaldi sale além do titular da pasta, secretário Rodrigo Valente e de funcionários das unidades de saúde da cidade.

Os aparelhos que a partir de agora, além da Maternidade Municipal, estão disponível também nas Unidades Básicas de Saúde na quais são realizado o exame de pré-natal, são indicados para ausculta dos batimentos cardíacos do feto e fluxo sanguíneo do cordão umbilical, além de auxiliar na localização da placenta a partir da 10ª semana de gestação. Têm por função avaliar a vitalidade do feto, o número de fetos e a posição fetal garantindo à mulher uma gestação saudável.

“Os aparelhos irão garantir as nossas mães ribamarenses uma gravidez segura e saudável. Nos próximos meses, iremos implantar diversas novas ações no setor da saúde objetivando prestar ao povo um serviço de qualidade”, afirmou Cutrim.

Os detectores fetais portáteis foram adquiridos pelo município através de uma parceria com o Governo Federal, por meio do programa Rede Cegonha, composto por um grande número de ações com a finalidade de garantir um atendimento qualificado, seguro e humanizado para todas as mulheres. Busca, ainda, oferecer assistência desde o planejamento familiar, do pré-natal, do parto e nascimento, dos 28 dias pós-parto (puerpério), até os dois primeiros anos de vida da criança.