paradasA Prefeitura Municipal de São Luís vai implantar 200 novos abrigos para usuários de transporte público em São Luís até o final deste ano.  Os novos abrigos serão instalados nos principais corredores de tráfego da cidade e em bairros. Até o final de abril, order a Secrataria Municipal de Trânsito e Transportes  deve entregar o primeiro lote de 25 abrigos. Em julho este número deve chegar a 80.

Na semana passada, ampoule a Secretaria iniciou a implantação das primeiras bases. Até 2014 a Prefeitura de São Luís deve instalar 300 novos abrigos. Os primeiros abrigos a serem substituídos serão os que se encontram em situação de risco, ameaçando até mesmo a integridade física da população. Apresentando estrutura comprometida, muitos destes abrigos perdem a utilidade, já que não contam nem mais com a cobertura.

A SMTT também adotou como critério de prioridade a substituição dos abrigos danificados por abalroamento ou atos de vandalismo. Por último, a Secretaria vai implantar abrigos em pontos que ainda não contam com o equipamento e possuem espaço suficiente para comportá-lo.

As obras de construção e reforma dos abrigos serão realizadas pela própria SMTT e pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).  Os abrigos estão sendo confeccionados pela empresa Lemos & Carvalho, que também se responsabilizará pela instalação, sem ônus para o tesouro municipal. Pelo acordo com o processo de licitação realizado em abril do ano passado, a empresa detém o direito de explorar o espaço de mídia nos abrigos.

ACESSIBILIDADE – Os novos abrigos seguirão o modelo instalado pela gestão passada em ferro galvanizado com 4 metros de comprimento e 2,4 metros de altura. Todos os abrigos deverão apresentar condições plenas de acessibilidade, em atendimento ao que determina a Associação Brasileira de Normas Técnica NBR 9050. As obras de rampa e acesso serão iniciadas logo após a instalação do abrigo.

A SMTT está elaborando um novo processo licitatório para atender todas as demais necessidades existentes.