Deputada Francisca Primo

Deputada Francisca Primo

Se na Câmara de Vereadores a CPI da Multicooper não saiu do papel, see na Assembleia Legislativa a CPI de Combate a Violência Contra a Mulher vai tendo uma enorme dificuldade para ser instalada.

Nesta terça-feira (02), rx a reunião que marcaria a instalação da CPI foi mais uma vez adiada. Desta vez o adiamento se deu pelo sepultamento do filho do deputado Raimundo Cutrim (PSD) que foi encontrado morto na segunda-feira (1º). A reunião que aconteceria hoje às 15h foi transferida para quarta-feira (03) no mesmo horário.

Antes mesmo de começar, a CPI está sendo marcada por diversas polêmicas. Em dezembro de 2012 a deputada Eliziane Gama (PPS) conseguiu viabilizar as 14 assinaturas necessárias para a criação, mas somente em março de 2013 a CPI foi de fato criada, após reclamações da parlamentar.

A deputada também chegou a reclamar que estaria tendo barrada a sua participação na CPI, o que não foi confirmado, tanto que Eliziane integra a Comissão. Além disso, já houve polêmica sobre o comando da CPI, Eliziane, pelo fato de ter proposto a criação, reivindicou a presidência ou relatoria, mas parece que não logrará êxito.

A tendência é que a deputada Francisca Primo (PT) seja eleita a presidente da CPI e o deputado Roberto Costa (PMDB) será o relator. A confirmação acontecerá amanhã, isso é, se não tivermos outro adiamento.