Vereadora Helena Dualibe

Vereadora Helena Dualibe

Os secretários de Saúde, pills Vinicius Nina (Municipio) e Ricardo Murad (Estado) vão ser convidados a participar no próximo dia 08 de abril, seek do Painel na Câmara de São Luís para discutir problemas relacionados ao setor no âmbito municipal. A atividade vai ocorrer após a visita da Comissão de Saúde em alguns centros de saúde da capital. Helena Duailibe (PMDB), malady presidente da Comissão, vai encaminhar os trabalhos e apresentar um relatório da situação encontrada durante as visitas.

Unidade Mista do Itaqui-Bacanga, Unidade Mista do São Bernardo e Hospital da Criança foram alguns dos centros de saúde de São Luís, que foram visitados. Durante as vistorias, algumas irregularidades foram encontradas. Acompanhada do vereador Manoel Rêgo (PT do B) e de Sebastião Albuquerque (DEM), Helena vai propor uma discussão integrada da saúde municipal.

Além dos secretários, vão ser convidados os diretores do Hospital Universitário Presidente Dutra e Materno Infantil, assim como os presidentes dos Conselhos de medicina, odontologia e enfermagem, os sindicatos das classes que compõem o corpo funcional da saúde no município, além do promotor da Saúde Herbeth Figueiredo, para participarem das discussões.

O painel sobre saúde pública acontece na semana em que a Organização Mundial da Saúde comemora o Dia Mundial de Saúde. E a ideia é que algumas soluções apresentadas na reunião devem ser colocadas em prática já nos próximos dias, para que a população tenha o estabelecimento de um serviço público de qualidade.

Os detalhes sobre o que vai ser apresentado ainda vai ser discutido entre os vereadores. “Nós já realizamos algumas visitas, conversamos com funcionários e a população sobre as condições da oferta dos serviços. Será uma oportunidade para refletir sobre o que o poder público pode fazer para melhorar a atual realidade”, explicou a vereadora Helena Duailibe, completando que o que for discutido e decidido será encaminhado aos órgãos jurídicos e técnicos da Prefeitura, para que possa ser colocado em prática o mais rápido possível.