bompeixe

O ex-prefeito João Castelo e Júlio França (ex-SEMAPA)

Alguns blogs acertadamente fizeram a cobrança junto à Prefeitura de São Luís sobre o Programa Bom Peixe, order uma das poucas coisas que mereciam destaques positivos na gestão passada, ampoule conforme já destacado inclusive pelo Blog.

No entanto, a explicação tardia dada pelo atual secretário da SEMAPA, Marcelo de Araújo Costa Coelho, não só foi intempestiva como politicamente desastrosa. Marcelo Coelho atribui a suspensão do Programa Bom Peixe a vícios e irregularidades no contrato vigente com a empresa fornecedora.

Se de fato existem esses vícios, o secretário deveria ter se antecipado e vindo a público, de maneira transparente, detalhar os equívocos e as medidas tomadas, e não esperar ser provocado. Afinal, não quero acreditar que o atual secretário não tenha tido a informação da grandiosidade do projeto, de quantas famílias ele beneficiava e de que o programa servia também de regulador de preço do pescado durante a Semana Santa.

Marcelo Coelho "pisou na bola"

Marcelo Coelho “pisou na bola”

A explicação só veio após a cobrança, ou seja, se a imprensa não cobrasse a impressão que fica e que a população não teria uma explicação necessária e justa do secretário Marcelo Coelho. Além disso, a intempestividade da informação e a não resolução do problema em tempo hábil, oportunizou que algumas ilações fossem feitas entre a religião do prefeito Edivaldo Júnior e a Semana Santa.

O Blog não entrará no assunto, pois conhecendo a postura pessoal e política de Edivaldo Júnior tem a convicção de que uma coisa não tem absolutamente nada haver com a outra, mas de fato a celeuma poderia ter sido evitada se a SEMAPA tivesse se antecipado a cobrança justa da imprensa ou se já tivesse encontrada uma solução para o impasse.

Politicamente também foi um desastre a informação passada pelo secretário Marcelo Coelho. O Blog já teve informações que o ex-secretário da pasta, Júlio França, ficou uma arara com a explicação dada e que chegou a pensar em vir a público e desmentir o atual gestor, mas foi aconselhado a silenciar, afinal os dois estão do mesmo lado e na equipe de governo do prefeito Edivaldo Júnior. Será mesmo?