Deputado Othelino Neto

Deputado Othelino Neto

A Tribuna da Assembleia Legislativa durante a manhã desta terça-feira (12) foi utilizada por três deputados para saírem em defesa do consumidor em três problemas recorrentes e sem solução aqui no Maranhão.

O primeiro parlamentar a utilizar a Tribuna foi Othelino Neto (PPS). O deputado não poupou críticas a atuação da CEMAR no Estado.

“A CEMAR se supera, rx a cada dia, pharm na capacidade de desrespeitar o consumidor. São centenas de reclamações todos os dias e a CEMAR não melhora o serviço. Qualquer um de nós aqui já foi vítima de um desserviço desta empresa. E a grande maioria de nós já pegou o telefone, medicine ligou para aquele número da CEMAR, deve ser o 116, e ouviu a seguinte resposta: ‘vamos avisar a equipe de plantão e não tem previsão da equipe chegar ao local’. A tarifa de energia elevada e, aliás, depois da redução determinada pelo Governo Federal, a CEMAR está entre as que concederam a redução de tarifa menor do Brasil e em contrapartida continua prestando um péssimo serviço. O nosso sistema elétrico no Maranhão não é a prova de chuva, a cada chuva é um apagão. Então é um problema crônico que persegue a vida dos maranhenses e que não vemos, não percebemos perspectiva de solução”, esbravejou.

Othelino Neto também assegurou que pedirá a cópia da concessão e do contrato que a CEMAR assinou quando foi privatizada. A ideia do parlamentar é ver quais são os compromissos e os condicionantes desse contrato, pois irá cobrar judicialmente da empresa e acionar o Ministério Público.

Já a deputada estadual Graça Paz (PDT), protestou contra as empresas que exploram o serviço de transportes de passageiros e veículos em ferryboats no Maranhão e não obedecem a Lei para adaptar espaços a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

“Não é possível que esses empresários continuem a brincar com a Lei, a brincar com o povo que usa aquele transporte. Eu acho que isso tem que acabar, eles tem que cumprir a Lei, a Lei foi aprovada aqui por todos os deputados, foi sancionada pela então governadora. Então não tem por que não cumprir”, disse Graça Paz.

Hélio Soares também fez duras críticas aos serviços oferecidos pelas empresas de telefonia e telecomunicações do Estado do Maranhão. O parlamentar disse ser constante a má qualidade dos serviços prestados pelas operadoras, onde o sinal é intermitente e gera inúmeros prejuízos aos consumidores. Para minimizar os prejuízos a Anatel regulou recentemente uma portaria referente à interrupção da ligação. Agora, quando a ligação cai e o consumidor retorna a ligação para o mesmo número, em até dois minutos, a ligação seguinte deve ser cobrada como continuação da primeira. “As agências reguladoras, que seria o instrumento de proteção e de cobrança por esses serviços aos usuários, não funcionam adequadamente”, afirmou Hélio Soares.

Com certeza assunto não faltará para os deputados se quiserem sair em defesa dos consumidores maranhenses, pois apesar de todo o esforço da competente promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, muitas empresas continuam desrespeitando o consumidor maranhense.