Ao que tudo indica o deputado estadual licenciado, patient Ricardo Murad, unhealthy não irá mesmo se afastar do trabalho que vai desenvolvendo na Secretaria de Saúde do Maranhão para ocupar a 1ª vice-presidência da Assembleia Legislativa, medicine cargo que foi eleito em meados de 2012.

O Blog teve a informação de que a própria governadora Roseana Sarney já teria pedido para que Murad permaneça realizando seu trabalho na pasta e não se afaste. Com isso, o cargo ficará vago e será feito uma nova eleição para a 1ª vice-presidência da Casa.

Acontece que com a possibilidade de Murad permanecer na Saúde, alguns deputados já começam a se movimentar em busca da vaga na Mesa Diretora e muitos desses parlamentares imaginam que com o cargo podem ter a chance de ocupar a presidência da Assembleia Legislativa durante o biênio 2013/2014.

Alguns imaginam que com a possibilidade de cassação da governadora ou ainda o seu afastamento e de seu vice-governador para disputar as eleições em 2014, possam como 1º vice-presidente ocupar automaticamente a presidência da Assembleia Legislativa. Ledo engano.

Inicialmente deixar claro que o Blog não acredita em nenhuma das duas possibilidades, mas mesmo que aconteça, o afastamento do presidente da Casa, o deputado Arnaldo Melo, para assumir o Governo do Maranhão, não será necessariamente o 1º vice-presidente que assumirá a Assembleia Legislativa.

O artigo 10 do Regimento Interno da AL deixa claro que caso isso aconteça, o cargo será declarado vago e uma nova eleição para o cargo será realizada dentro de cinco sessões. Sendo assim, para aqueles que contavam com essa possibilidade, podem desistir dessa hipótese.

Além disso, o Blog também teve a informação que a governadora Roseana Sarney já teria decidido pelo nome do deputado Max Barros, que está deixando a Secretaria de Infraestrutura, para ocupar a vaga de 1º vice-presidente, caso Ricardo Murad permaneça de fato na Saúde.

Com essa celeuma praticamente resolvida, a disputa agora será pelo comando das Comissões na Assembleia, mas isso é outra história e merece outra postagem.