Sarney Filho diz ter simpatia por Henrique Eduardo

A bancada maranhense na Câmara dos Deputados já se articula para a eleição da nova Mesa Diretora da Casa, online que acontecerá no dia 4 de fevereiro, logo após o recesso parlamentar. O assunto ainda é tratado com cautela pelos deputados, que preferem aguardar a definição de seus partidos políticos,embora haja quem garanta consenso em torno do nome de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), um dos quatro pré-candidatos ao pleito.

O deputado Chiquinho Escórcio (PMDB) afirmou que já há definição pelos parlamentares maranhenses acerca da presidência da Câmara. “A bancada está fechada com Henrique Eduardo. Ele conta com o apoio de todos aqueles que fazem parte da base do governo Dilma”, enfatizou.

O deputado federal Sarney Filho (PV), coordenador da bancada maranhense na Câmara, preferiu não conceder entrevista sobre o tema. Ele justificou, afirmando que ainda aguardará o posicionamento de seu partido político, o que ocorrerá somente na próxima semana, em uma reunião de trabalho do PV. O parlamentar adiantou, no entanto, por meio de sua assessoria de imprensa, que nutre simpatia pelo nome de Henrique Eduardo Alves para a presidência.

Quem também preferiu não adiantar o seu voto foi o parlamentar Lourival Mendes (PTdoB). “O PTdoB vai se reunir em Brasília ao longo da semana e nós vamos conversar. Por enquanto não há definição”, disse.

Pinto Itamaraty já fechoou com peemedebista

Já o tucano Pinto Itamaraty (PSDB) revelou que o seu partido está fechado com Henrique Eduardo, que visita vários estados em sua pré-campanha à presidência.

“Somos 51 deputados na Câmara e já estamos acertados com o Henrique Alves. Já houve o diálogo e está tudo certo no PSDB para apoiá-lo na eleição da Mesa”, disse.

Quatro deputados são pré-candidatos à presidência da Câmara dos Deputados. Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), Júlio Delgado (PSB-MG), Rose de Freitas (PMDB-ES) e Ronaldo Fonseca (PR-DF).

Os parlamentares, no entanto, ainda não formalizaram suas candidaturas, que têm prazo para registros às 19h do dia 1º de fevereiro.

Henrique Eduardo ainda pode visitar os parlamentares no Maranhão, para pedir apoio à sua eleição.

* Com informações de O Estado