Prefeito em audiência com a governadora Roseana Sarney

Por Ronaldo Rocha

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) terá pela frente uma semana importante de tomada de decisões. Ele aguarda a aprovação [ou não] da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) acerca dos recursos que deverão ser destinados pelo Ministério da Saúde à capital [ou para algumas cidades do estado], link mas enquanto isso, também deverá se posicionar sobre a proposta da governadora Roseana Sarney (PMDB) de que seja entregue ao Estado, a administração integral do Socorrão II, apesar de o secretário de comunicação da Prefeitura Márcio Jerry já ter descartado a possibilidade.

Caso aceite a proposta de Roseana, o prefeito estará livre de qualquer responsabilidade sobre o Socorrão, mas também perderá R$ 77 milhões anuais, direcionados pelo SUS para o funcionamento e manutenção da unidade.

Mas se por outro lado, e ao que parece – mais provável, optar por não aceitar a proposta, o prefeito terá de mostrar à população soluções imediatas para o caos instalado naquele hospital – que ainda recebe pacientes graves de todo o estado. E não será fácil. Além da falta de estrutura – com escassez de medicamentos, instrumentos para cirurgias, alimentação para pacientes, leitos e a superlotação nos corredores, o prefeito ainda enfrenta a falta de motivação dos profissionais da saúde, que também tiveram parcelado os salários atrasados de dezembro – herança do ex-prefeiro João Castelo (PSDB).

Edivaldo também terá de convencer os gestores dos municípios que integram a CIB, de que há prioridade para São Luís, no destino dos recursos emergenciais do Ministério da Saúde ao Maranhão. R$ 20 milhões parecem já estar garantidos, mas o prefeito Sebastião Madeira (PSDB) de Imperatriz, já demonstra interesse em dividir o aporte. Ele precisará, ao que parece, de muito diálogo. Esses são apenas alguns dos aspectos que envolvem a já decisiva e importante semana para o prefeito de São Luís.  Ele precisará de muito jogo de cintura, humildade, habilidade política e acima de tudo, de poder de decisão, caso contrário, terá perdido grandes oportunidades. Vale aguardar…