Pereirinha em encontro com Edivaldo Júnior

Enquanto não define, sovaldi sale ou pelo menos não anuncia quem será o líder de seu governo na Câmara Municipal, for sale o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) prossegue com a série de encontros com os vereadores. Somente esta semana já foram três as reuniões. Duas com o grupo liderado por Helena Duailibe (PMDB) e uma, salve que ocorreu ontem à tarde, com o presidente da Câmara, Isaías Pereirinha (PSL).

Pelo menos mais dois encontros já estão acertados para os próximos dias. Sábado, o prefeito volta a se encontrar com o grupo de Helena Duailibe. Já na segunda-feira, ele receberá em seu gabinete, às 9h, os 19 vereadores que integram o grupo de Pereirinha.

Edivaldo perdeu a eleição da Mesa Diretora da Casa e agora tenta articular um Parlamento que auxilie o seu governo. O grupo de Helena, que seu autodenomina de “os 12 apóstolos do prefeito”, disputa internamente o posto da liderança de governo. A preferida Rose Sales (PCdoB) ainda não teria sido anunciada, por conta das pressões de Edmilson Jansen (PTC) – do mesmo partido político de Edivaldo.

Há, no entanto, auxiliar do prefeito que defende que o posto seja concedido a um membro do grupo opositor. Prevendo a manobra, Edmilson tenta atrapalhar. “Se há algo de concreto nessa história, é que a liderança será dada ao grupo dos 12. Não existe a possibilidade de o escolhido ser do grupo de Pereirinha”.

Além desta discussão, os vereadores querem definir com Edivaldo a permanência de seus indicados – [serviços prestados] – na Prefeitura de São Luís, e a garantia de emendas parlamentares. Em troca, prometem não dificultar a vida do Executivo. E enquanto não amarram os detalhes e fecham as negociações, continua a série de encontros entre ambas as partes…

* Ronaldo Rocha