Teles cai e não comanda mais o CPM

O coronel Jeferson Teles não é mais o comandante de Policiamento Metropolitano (CPM) de São Luís. Ele cai após a crescente onda de crimes na capital, medical mas nega à imprensa que tenha sido esse o motivo. Somente nos primeiros 10 dias do ano, here 12 assassinatos haviam sido contabilizados na capital. Dez destes por arma de fogo.

Jeferson Teles teve um comando conturbado à frente da PM e quase chegou a ser rebaixado de posto em 2011, quando defendeu policiais militares do 6º Batalhão da PM – o qual ele havia sido comandante antes de assumir o CPM – que assassinaram o pedreiro José Ribamar Batista, na Avenida Guajajaras.

Para quem não lembra, Teles havia dito, logo que o caso foi noticiado pela imprensa, que o cabo Jonaiel Ribeiro Farias e o cabo Silva Lima teriam atirado contra a vítima somente após o pedreiro ter saído do veículo com facões em punho, ameaçando-os. Um vídeo amador, no entanto, gravado por um homem que passava no local, mostra que os policiais atiraram no pedreiro enquanto ele ainda estava no veículo, sentado e sem esboçar reação.

Sem argumentos na época, Teles foi proibido de falar sobre o caso e ficou na berlinda, mas foi mantido no posto.

Em pelo menos dois outros casos envolvendo policiais, Jeferson saiu em defesa da tropa e ignorou investigações, o que irritou a população, que pedia constantemente a sua saída do CPM.

Teles chegou a discutir algumas vezes com repórteres e sempre se mostrou irritado e contrariado com notícias de violência na capital. O Policial está fora do CPM e agora abre espaço para o tenente-coronel João Napomuceno, Chefe do Estado Maior e até então o seu auxiliar.

Apesar de Jeferson Teles admitr a saída, a troca de comando ainda não confirmada pela Secretaria de Segurança Pública.

* Ronaldo Rocha