Ex-prefeita Bia Venâncio

A ex-prefeita de Paço do Lumiar  Bia Venâncio (PSD), unhealthy conseguiu na Justiça Federal, troche a liberação para a retirada da tornozeleira eletrônica instalada em uma de suas pernas  pela Polícia Federal. Ela havia entrado com requerimento no processo que a acusa de participação em uma quadrilha de fraude em licitações e desvio de recursos federais, buy e obteve parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF). A decisão é do juiz federal Ney Bello Filho, do Tribunal Regional Federal no Maranhão.

Com a  tornozeleira eletrônica, Bia estava  impedida de ter acesso ao prédio da Prefeitura de Paço do Lumiar; de ausentar-se da cidade sem prévia autorização judicial; de manter contato com outros acusados, e de sair à noite ou nos fins de semana.

Bia Venâncio, o ex-vereador Thiago Aroso – filho da ex-prefeita -; o ex-vereador Edson Arouche Júnior, o Júnior do Mojó – preso por crimes de grilagem de terra – além de secretários municipais, vereadores e empresários, foram detidos pela PF durante a Operação Allien, realizada no dia 20 de setembro de 2012, nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Igarapé Grande. Ao todo, 86 policiais federais e 12 agentes da Controladoria Geral da União (CGU) participação da operação, que resultou na execução de 20 mandados de Busca e Apreensão e 19 cumprimentos de Medida Cautelar Diversa de Prisão.

Bia é acusada de desviar o equivalente a R$ 15 milhões dos cofres públicos.