Lista de alimentos a serem doados ao Socorrão I

A Diretoria Municipal Djalma Marques, order o Socorrão I, shop publicou há pouco nota à imprensa, onde explica a campanha de doação de alimentos iniciadas pelo diretor da unidade Yglesio Moyses, iniciada em seu perfil no Facebook.

A campanha consiste na doação de 28 itens, que vão de tomate e cebola à colheres descartáveis, para à alimentação dos pacientes internados no hospital.

Yglesio havia justificado a campanha, com o argumento de que há débitos de mai de R$ 100 milhões na pasta e que a “burocracia emperra a boa vontade” dos gestores.

A nota à imprensa, assinada pelo diretor do hospital, da garantias de que todo alimento doado “será avaliado pela Vigilância Sanitária e pela equipe de nutrição da HMDM, bem como supervisionada pela Controladoria do Município, que assegurará a legalidade de todo o processo. Ou seja, não há e não haverá nada que possa causar dano aos pacientes e usuários do hospital” e finaliza, convocando as entidades beneméritas e sociais de São Luís para se engajarem à campanha.

Nota à Imprensa

 Em relação à campanha de doação de alimentos iniciada pelo Diretor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) através do Facebook, esclarecemos através desta que:

 

  I.            Trata-se de uma situação excepcional, emergencial, voluntária e temporária, uma vez que os alimentos e materiais fornecidos em caráter emergencial pelo Governo do Estado já se esgotaram e não houve continuidade do fornecimento;

 

    II.            Praticamente todos os contratos de fornecimento de alimentos e insumos da SEMUS estão encerrados ou demandam auditoria por indícios de irregularidade, situação extrema que exige um prazo legal mínimo para seu equacionamento;

 

     III.            Inúmeras outras medidas legais e administrativas estão sendo tomadas pela Prefeitura visando normalizar o atendimento do serviço de saúde, tendo como maior exemplo, a decretação de estado de emergência e a viabilização de novos contratos de fornecimento. Além disso, o município está pleiteando e negociando novas parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde para que a população de São Luís e de todos os demais municípios que utilizam os serviços do HMDM possa receber um atendimento de qualidade.  

 

     IV.            Todo alimento doado ao Hospital Municipal Djlama Marques (Socorrão I) será avaliado pela Vigilância Sanitária e pela equipe de nutrição da HMDM, bem como supervisionada pela Controladoria do Município, que assegurará a legalidade de todo o processo. Ou seja, não há e não haverá nada que possa causar dano aos pacientes e usuários do hospital;

 

 Por fim, convoca-se as entidades beneméritas e sociais a se engajarem na campanha e nesse Pacto por São Luís, em que a sociedade civil e o poder público se unem para melhorar a vida da população de nossa cidade.

Yglésio Moyses – Diretor Geral do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I)