Pereirinha comanda grupo de 19 vereadores

Ainda é um projeto embrionário, store mas já há quem defenda na Câmara Municipal de São Luís, thumb a discussão e formação de blocos parlamentares, generic a exemplo do formato existente na Assembleia Legislativa do Maranhão, para o biênio 2013/2014.

A ideia, segundo mostra o blog do jornalista Mario Carvalho, ganhou força com a divisão entre os vereadores na Casa, durante a disputa interna para a composição da nova Mesa Diretora, já devidamente empossada. A Cãmara conta, a partir deste ano, com 31 vereadores, 10 a mais do que a última legisatura.

De um lado, há um grupo suprapartidário comandado pelo presidente reeleito Isaías Pereirinha (PSL), constituído por 19 vereadores.

Do outro, há um bloco formado por dissidentes e opositores a Pereirinha, coordenado por Helena Duailibe (PMDB), que apoia o prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

E Edivaldo ainda não definiu, pelo menos publicamente, quem deve ser o líder do

Helena articula grupo de 12 parlamentares

Governo na Câmara. Neste aspecto, especificamente, dipsutam diretamente ao posto, o vereador Edmilson Jansen (PTC), que é do mesmo partido político do prefeito eleito e Rose Sales (PCdoB), preterida pelo diretório municipal do partido comunista.

Em relação a divisão do Parlamento por blocos, Rose Sales não esconde: “Acredito que a Câmara deve ter a formação de blocos parlamentares e isso já está sendo discutido entre os vereadores”, revelou.

A discussão ganhará força nas próximas semanas, e pode resultar na consolidação dos blocos, já nos primeiros dias de fevereiro.

Enquanto isso, Edivaldo tentará articular com a sua base na Casa, um grupo forte e bem estruturado de vereadores, uma vez que ganha força nos bastidores, o bloco de oposição ao governo municipal.